Sarau Literário desta terça homenageia Ponte Preta e Cassio Padovani


(Reprodução)
Por Naiara Lima

O encontro mensal do Sarau Literário Piracicabano acontece nesta terça-feira (20), às 19h30, no Museu Prudente de Moraes. Em setembro, os homenageados são o escritor, cronista, compositor e jornalista carioca Stanislaw Ponte Preta e o escritor e professor Cassio Padovani. A entrada é gratuita. 

A cada evento são escolhidos dois homenageados, um escritor conhecido e uma personalidade de Piracicaba. Stanislaw Ponte Preta é o pseudônimo de Sérgio Porto (1923-1968). Ele também foi redator de programas para a televisão. Segundo a organizadora Ana Marly Jacobino, o público irá conhecer um pouco da biografia dele e algumas de suas pérolas. 

"Ponte Preta coloca tudo o que viveu em sua época com criticidade", disse. "Mesmo sendo injuriado pelos militares, continuou a escrever. Usou sua escrita como ferramenta social. Citava os desmandos do Regime Militar e toda a sua coerção. Por isso, foi difamado como um bon vivant, justo ele, que chegava a trabalhar 18 horas por dia!" 

Sérgio Porto trabalhou para os periódicos Última Hora, Diário Carioca, Tribuna da Imprensa, revista Manchete e revista Sombra, além da TV Globo. Também fundou o Febeapá (Festival de Besteira que Assola o País), cuja proposta era noticiar com sarcasmo o que acontecia no Brasil. Ele morreu aos 45 anos, por problemas cardíacos. 

Já Cassio Padovani Martins Pereira é professor de História da Arte e escritor. Publicou o livro Frei Paulo Maria de Sorocaba – Vida e Obra Visual (2013). "Ele tem um trabalho magnífico com a classificação de vários acervos históricos da nossa cidade. É um pesquisador incansável e publicou um livro belíssimo, um longo e brilhante trabalho de pesquisa", afirmou Ana Marly. "Usa a arte como ferramenta social, um artífice da arte e da palavra." 

Para a organizadora do Sarau Literário, os dois homenageados têm algo em comum: "Tanto o Sérgio como o Cássio não ficou imóvel diante de tudo e de todos! Eles fazem da arte o espelho que reflete o rosto da sociedade e sua história". 

O evento ainda contará com a participação do Conjunto Caleidoscópio (Carlos Roberto Furlan, Suzi Christophe Furlan, Ana Lúcia Paterniani Aninha Paterniani), apresentação da Cia. Pimenta (Bene Giangrossi e Lívia Spada), além de declamação, dança, esquete teatral. Ana Marly alertou que em outubro não haverá o encontro por conta de uma cirurgia à qual ela deve ser submetida. A previsão é que a programação volte normalmente em novembro.

Serviço

Sarau Literário Piracicabano
Homenageados: Stanislaw Ponte Preta (escritor, jornalista) e Cassio Padovani (escritor, professor).
Quando: hoje
Horário: 19h30
Local: Museu Prudente de Moraes
Endereço: Rua Santo Antônio, 641 – Centro
Grátis
Informações: (19) 3422-3069 ou (19) 3432-2148

Comentários

  1. Tive o privilégio de conhecer Cássio Padovani Martins Pereira. Um homem sábio e caridoso. Vou adquirir seu livro sobre "Frei Paulo Maria de Sorocaba". Em breve tentarei adquirir seu novo trabalho, outro livro, que desta vez trata sobre os jovens que utilizam do SEAME (Servio de Apoio ao Menor) de Piracicaba.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas