Fernando Caselato e Sandra Rodrigues no 'Viajando Pelo Brasil' desta quinta


(Alice Mantellatto/Divulgação)

Por Naiara Lima

O segundo show do Viajando pelo Brasil, projeto do músico Marcos Moraes com o Sesc Piracicaba, traz Fernando Caselato e Sandra Rodrigues. A dupla irá apresentar gêneros tradicionais das regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Clássicos de compositores como Tião Carreiro, Renato Teixeira, Renato Borghetti e Albino Manique estão no repertório. Batizada Solo das Cores, a performance será nesta quinta-feira (8), às 20h, com entrada gratuita. 

As três datas que compõem a empreitada viajam pelos gêneros mais representativos do país. A primeira, Piston de Gafiera, realizada na semana passada, teve Eloy Porto e Thereza Alves. O tema foi a região Sudeste, especialmente vertentes que giram em torno do samba.

Para hoje, do Sudeste, "temos o batuque, a toada, a moda de viola, o pagode – e iremos pegar um pouco de canção", nos contou recentemente Moraes. "Já do Sul, tem o chamamé, a guarânia... É uma apresentação que remeterá mais ao pé no chão, ao cheiro de terra. Usaremos viola caipira, acordeom e instrumentos que remetem a esse universo." 

(Márcio Galzerani/Divulgação)

Fernando Caselato é multi-instrumentista de cordas dedilhadas, compositor, pesquisador de música regional brasileira e latino-americana. Além de ter participado de coletâneas, tem três álbuns lançados: Pé-de-Viola (2005), Solo das Cores (2012) – selecionado para o 25º Prêmio da Música Brasileira – e Cordas Brasileiras (2011).

Sandra Rodrigues iniciou a carreira cantando em bailes. Costuma se apresentar em bares de Piracicaba e região, dedicando-se principalmente ao samba e à MPB. Já fez homenagens a Elis Regina, Chiquinha Gonzaga, entre outras. 

Além de Marcos Moraes (violão, violinha e bandolim), Viajando Pelo Brasil tem Wagner Silva (bateria), André Tagliatti (acordeon), Maicon Araki (percussão) e Fábio Leal (violão, cavaquinho e baixo elétrico). O próximo show, Corda e Fole, será no dia 15, com Rafael Beibi, da banda Dona Zaíra, e a cantora Lú Garcia.

O projeto segue também com o workshop Ritmos e Gêneros Musicais Brasileiros, nos dias 10 e 24 (sábados), a partir das 10h. As inscrições devem ser feitas pelo site sescsp.org.br/piracicaba.

Serviço

Viajando Pelo Brasil ­– Solo das Cores
Show com Fernando Caselato e Sandra Rodrigues
Quando: hoje
Horário: 20h
Local: Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Grátis

Workshop Ritmos e Gêneros Musicais Brasileiros, com Marcos Moraes e Valterci Martins de Moura
Quando: sábados (10 e 24/09)
Horário: 10h
Local: Sesc Piracicaba (Sala do Curumim)
Grátis
Informações: (19) 3437-9292

Comentários

Postagens mais visitadas