Mostra no Prudente de Moraes reúne fotos feitas por deficientes visuais

(Divulgação/Museu Prudente de Moraes)

Por Naiara Lima

Retratos feitos por deficientes visuais estão em exposição no Museu Prudente de Moraes. Olhar Especial reúne imagens feitas durante uma oficina de fotografia promovida pelo local no ano passado, ministrada por Claudinho Coradini. As imagens ficam no espaço até 23 de outubro, com visitação de terça a domingo. A entrada é gratuita. 

De acordo com a diretora do Museu Prudente de Moraes, Renata Gava, a ideia já era uma iniciativa do fotógrafo. A equipe do espaço resolveu apoiar e contribuir ainda mais. "Tomei conhecimento desse trabalho do Claudinho Coradini quando ele veio ao museu registrar uma exposição itinerante, realizada por deficientes físicos", conta. Renata explicou que o Prudente de Moraes desenvolve ações específicas para esse público, com o apoio de entidades e do Condef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência).

A proposta é estimular a criatividade, a sensibilidade e a melhora do convívio social, a elevação da autoestima e do desenvolvimento do potencial criativo. "Para aquela oficina que promovemos, a indicação dos nomes dos participantes foi da Avistar [Associação de Assistência aos Portadores de Necessidade Especiais-Visão]." 

Participam de Olhar Especial Natalícia, Josirene, Aílton, Du Silva, Gilmar, Silas e Marcelo, nomes artísticos usados pelos fotógrafos. Também colaboraram com a oficina Moreno Moura e Amanda Vieira, a equipe do educativo do museu, Mauricio Beraldo, Tatiana Chiaranda e Taiane Melo, e o funcionário Eduardo Ducatti. "É impactante o que a arte fotográfica proporciona, perpassa barreiras físicas e estruturais. É uma arte sensível de se ver e de sentir, creio. Por isso, o resultado expressionista da exposição", finalizou Renata Gava.

Serviço

Exposição Olhar Especial
Quando: até 23 de outubro
Local: Museu Prudente de Moraes
Endereço: Rua Santo Antônio, 641 – Centro
Grátis
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h.
Informações: (19) 3422-3069 ou 3432-2148

Comentários

Postagens mais visitadas