I Encontro do Clube do Livro é nesta sexta, sobre clássico de Mia Couto

(Reprodução)

Por Naiara Lima

Terra Sonâmbula, de Mia Couto, foi escolhido para ser o tema do 1º Encontro do Clube do Livro. O evento acontece nesta sexta-feira (16), a partir das 17h, no Bar da Maria (Vila Independência). A ideia é estimular uma conversa sobre o romance do autor moçambicano, vencedor do prêmio Camões. Promovida pela Rede Pira-Lendo, a atividade é aberta ao público e não há cobrança de ingresso. 

Segundo Marília Reis, uma das organizadoras, a rede Pira-Lendo surgiu de uma iniciativa no Sesc Piracicaba. A unidade convidou a Moranduba, empresa em que ela trabalha, para fazer a articulação entre bibliotecas comunitárias e outras ações de incentivo à leitura na cidade. "O grupo vem, a cada encontro, incorporando novos integrantes que são responsáveis por bibliotecas comunitárias da cidade – professores, estudantes e outras pessoas que se interessam em fomentar a leitura e a literatura em Piracicaba", disse ao PiaparaCultural.

Marília também contou que a proposta do Clube do Livro, ainda sem uma periodicidade definida, é criar mais uma opção de lazer na cidade. "Muitas vezes, frequentamos bares para bater papo com os amigos ou ouvir boa música. Por que não nos reunir em um bar para falar de literatura? Eu mesma me motivo bem mais para ler quando tenho com quem conversar. Além de ser uma boa desculpa para encontrar os amigos, podemos, a partir dessa ação, incentivar outros a lerem também." 

Na última reunião do grupo, decidiu-se que a reunião desta sexta-feira seria sobre Terra Sonâmbula. "O livro foi sugestão da Mayra Kristina Camargo, integrante do grupo e que também desenvolve ações de incentivo à leitura, abrigando em sua casa uma biblioteca para a comunidade", completou. Apesar de outras propostas, o autor moçambicano venceu: "Eu mesma já estava querendo ler essa obra há tempos, e buscava companhia para isso. Além do mais, esse título, já há dois anos, é leitura obrigatória no vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Isso poderá atrair, também, o público que está se preparando para o vestibular."

Os próximos encontros do Clube do Livro serão definidos na próxima reunião da Rede.

Serviço

1º Encontro do Clube do Livro – Terra Sonâmbula, de Mia Couto
Organização: Rede Pira-Lendo
Quando: hoje
Horário: 17h
Local: Bar da Maria
Endereço: Rua Dr. Osório de Souza, 77 – Vila Independência
Grátis
Informações: marilia@moranduba.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas