Apaixonados por vinho [coluna]: seis mitos



Por Sérgio Inglez de Souza

Os vinhos franceses são os melhores vinhos do mundo
Como todo país produtor de vinhos, a qualidade dos seus produtos está enquadrada em uma pirâmide de qualidade: na base, uma maioria de muitos vinhos comuns (sem expressão), no pico, a porção dos destacados (expressivos).

Vinho rosé não é vinho de muita qualidade
O vinho rosé é obtido de duas formas: por mistura de branco e tinto, na qual realmente faltará alma... e qualidade, ou pela extração parcial dos  corantes da casca da uva, processo que pode resultar em vinhos excelentes.

Vinho é uma bebida muito sofisticada
Muitas vezes, o vinho é degustado publicamente com muita afetação e verdadeiros contorcionismos de caras e bocas forçadas. Isso inibe principiantes. O vinho é uma bebida milenar, consumida com naturalidade, que faz parte do cotidiano de diversos povos. Requer tão somente a atenção e o prazer do degustador – experiente ou iniciante.

É difícil aprender a degustar e a avaliar vinhos
Degustar vinho é uma experiência absolutamente íntima, individual. Usar a visão, o olfato, o paladar, registrando suas próprias sensações.  A memória de aromas que impregnaram sua vida surge ao saborear um vinho, e é mais importante do que papaguear palavras de especialistas.

Vinho tem que ter gosto de uva
Os vinhos mais finos não conservam os aromas originais, pois seus componentes se combinam e formam novos aromas.  Essas misteriosas transformações trazem um universo sensorial novo, o que não acontece com os vinhos com gosto de uva (que não sofreram o processo correto e são, na verdade, defeituosos).

Vinho tem que ser servido na temperatura ambiente
Muito perigosa essa consideração, tirada de cópia de algumas regiões do Hemisfério Norte de clima ameno. No geral, o vinho tinto tem que estar numa temperatura entre 16º C e 18° C, os brancos entre 10º C e 12° C, e os espumantes, no intervalo de 5º C a 8° C. Nessas condições ocorre a apreciação tranquila do vinho.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Coluna semanal do Sérgio Inglez de Souza
Mande suas dúvidas que ele responde: piaparacultural@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas