Literatura de cordel em eventos gratuitos nesta sexta e no sábado no Sesc


(Foto: Vinicius Novaes/Divulgação)


A literatura de cordel é um dos destaques complementares da Bienal Naïfs do Brasil 2016 neste fim de semana. Duas atividades gratuitas com Samuel Quitans acontecem no Sesc: o sarau A Lenda dos Cavaleiros da Água e Outros Cordéis, nesta sexta-feira (23), e o workshop O Cordel e Suas Possibilidades, no sábado (24).

No evento de hoje, que começa às 20h, o poeta conta algo que aconteceu em Triunfo (PE). Trata-se da chegada de três cavaleiros encantados que fizeram chover na serra depois de dois anos de seca na região. Outras histórias também estão no repertório.

Já no sábado, a partir das 14h30, o cordelista ministra um workshop em que demonstra as possibilidades da literatura de cordel, as temáticas, os estilos e os grandes nomes que contribuíram e que contribuem para a riqueza dessa vertente peculiar da poesia popular. Para participar é preciso fazer inscrição pelo site www.sescsp.org.br/piracicaba. 

Samuel Quitans nasceu em Monteiro (PB) e aprendeu a rimar desde cedo, nas brincadeiras e desafios com o pai, conhecido como Asa Branca. Os primeiros versos surgiram na escola, na comemoração ao Dia do Índio, em abril de 1981, quando tinha apenas 11 anos de idade. As primeiras poesias mais elaboradas e sonetos foram escritos a partir dos 13 anos. Hoje tem mais de 50 cordéis escritos, alguns dos quais em parceira com Asa Branca. Além disso, seu acervo poético guarda algo em torno de 500 poesias, entre sonetos, poesia moderna e poesia popular. Também amante da prosa, mantém o blog Sempre Tem Algo Acontecendo, cuja proposta é levar um pouco de reflexão e poesia ao cotidiano.

Serviço

Sarau A Lenda dos Cavaleiros da Água e Outros Cordéis
Quando: Hoje
Horário: 20h
Grátis
Livre para todos os públicos

Workshop O Cordel e Suas Possibilidades
Quando: Sábado (24)
Horário: 14h30
Grátis
Não recomendado para 10 anos

Local de ambos os eventos: Comedoria (Sesc Piracicaba)
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Informações: (19) 3437-9292

Comentários

Postagens mais visitadas