Mostra Bernardo Bertolucci terá 'O Último Tango em Paris' este domingo, no Sesc

Cena de O Último Tango em Paris (Reprodução)

O Sesc Piracicaba exibe, até o início de outubro, filmes do cineasta italiano Bernardo Bertolucci. As sessões acontecem às terças e aos domingos, no teatro, com entrada gratuita (ingressos retirados 1 hora antes do início de cada uma). A série iniciou-se no último dia 6, com O Conformista, de 1971. 

O próximo título da lista é um grande clássico do cinema mundial, o polêmico O Último Tango em Paris (1972), com Marlon Brando e Maria Schneider. Conta a história de uma jovem à procura de um apartamento em Paris que acaba conhecendo um norte-americano, cuja esposa cometeu suicídio. Instantaneamente, começam um tórrido affair. Eles combinam que não revelariam nada de suas vidas e que o objetivo dos encontros seria basicamente sexo. Porém, gradativamente os acontecimentos vão saindo do controle.

O longa ficou conhecido pelas cenas de nudez explícita e por ter sido censurado durante a ditadura militar no Brasil. A exibição acontece neste domingo (11), às 17h30 – não é recomendado para menores de 14 anos. Assista ao trailer no final desta notícia. 

Veja o trailer de O Último Tango em Paris abaixo.
  

A programação da Mostra Bernardo Bertolucci continua da seguinte maneira:

- 1900 (1976, com Robert De Niro, Gérard Depardieu e Dominique Sanda). Filme exibido em duas partes. Na Itália, a vida de dois amigos de infância separados por seus destinos. Olmo Dalcò, filho bastardo de um camponês, trabalhador consciente politicamente, e Alfredo Berlinghieri, filho de um proprietário de terras, vive do dinheiro da família. De classes opostas, ambos compartilham um contexto: o crescimento do fascismo e do comunismo. Não recomendado para menores de 14 anos.

Dia 13 (terça, 1ª parte), 20h
Dia 15 (quinta, 2ª. parte), 20h

- La Luna (1979, com Jill Clayburgh, Matthew Barry e Renato Salvatori). Viúva, a grande estrela de ópera norte-americana Caterina viaja com seu filho adolescente em turnê para a Itália. Absorvida em seu trabalho, ela fica chocada quando descobre que o filho se tornou um jovem solitário, problemático e viciado em heroína. Não recomendado para menores de 18 anos.

Dia 18 (domingo), 17h30

- O Último Imperador (1987, com John Lone, Joan Chen e Peter O'Toole). A saga de Pu Yi, o último imperador da China, declarado imperador com apenas 3 anos e que viveu enclausurado na Cidade Proibida até ser deposto pelo governo revolucionário, enfrentando então o mundo pela primeira vez quando tinha 24 anos. Não recomendado para menores de 14 anos.

Dia 20 (terça), 20h

- O Céu Que Nos Protege (1990, com John Malkovich, Debra Winger e Jill Bennett). Logo após o final da 2ª Guerra Mundial, Kit e Port Moresby, um casal de norte-americanos que vive em Nova York, viajam para a África. Não se consideram turistas, mas viajantes. George Tunner, um amigo e turista, os acompanha. Kit e Port esperam que novas experiências lhes deem um novo rumo na vida, reconstrua o amor e preencha seus vazios. A relação está em crise e, se algo não acontecer, o casamento tende a acabar. Não recomendado para menores de 14 anos.

Dia 25 (domingo), 17h30

- Os Sonhadores (2003, com Michael Pitt, Eva Green e Louis Garrel). Matthew é um jovem que, em 1968, vai estudar em Paris. Lá conhece os irmãos gêmeos Isabelle e Theo. Os três logo se tornam amigos, dividindo experiências e relacionamentos enquanto Paris vive a efervescência da revolução estudantil. Não recomendado para menores de 18 anos.

Dia 27 (terça), 20h

- Eu e Você (2012, com Jacopo Olmo Antinori, Tea Falco e Sona Bergamasco). Lorenzo elaborou um plano para passar as férias de verão sozinho no porão de seu prédio. Planejou tudo: onde vai dormir, o que fazer, e já há algum tempo está estocando comida no local. O que não contava era que sua meia-irmã Olivia surgisse de repente, acabando com a paz do garoto. Não recomendado para menores de 14 anos.

Dia 02/10 (domingo), 17h30

Outro filme de Bernardo Bertolucci também faz parte das atividades do Sesc Piracicaba neste mês. O projeto Cinema & Psicanálise do dia 23, às 19h, terá como base de discussão o Beleza Roubada (1996). No encontro, o Grupo Tear de Psicanálise convida o psiquiatra e psicanalista Hang-Ly Ikegami Rochel, membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de SP e da International Psychoanalytical Association e docente do Curso de Psicanálise para Psicoterapeutas do Grupo de Estudos Psicanalíticos (GEP) de Campinas. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. Os ingressos devem ser retirados com 1 hora de antecedência.

Serviço

Mostra Bernardo Bertolucci
Quando: até 2 de outubro
Local: Teatro do Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro

Comentários

Postagens mais visitadas