'Auto da Paixão' apresenta linguagem armorial nordestina esta quarta no Sesc

(Imagem: Adalberto Lima/Divulgação)

Por Naiara Lima

Cultura popular, arte visual, música, teatro, a Cia. Circo Branco reuniu diversos elementos para compor o espetáculo Auto da Paixão. Nele um coro de doze pastoras percorre doze esculturas que representam a Paixão de Cristo. A montagem integra a programação da Bienal Naïfs do Brasil 2016 e será encenada nesta quarta-feira (21), às 20h, na Praça, do Sesc Piracicaba. A direção é de Romero de Andrade Lima, que além de diretor e ator, é autor e cenógrafo. A entrada é gratuita. 

O espetáculo recria procissões, reisados e pastoris com o espírito da festa popular nordestina, misturando o sagrado e o profano. Sobre a transformação para o teatro e o processo em si, a atriz da companhia, Mônica Nassif, ressaltou a importância. "Essa história realmente é muito conhecida no mundo todo, mas o formato que Romero nos propôs tornou-a uma linguagem 'armorial', como o próprio Ariano Suassuna (que é tio dele) ensinou."

O Movimento Armorial é uma iniciativa de Suassuna, cuja proposta está na construção de uma cultura erudita tipicamente nordestina, valorizando assim o fazer artístico e a região. O repertório de Auto da Paixão tem toadas de domínio popular que Romero costumava ouvir na casa do tio, com o Quinteto Armorial e o Boi Castanho Reino do Meio Dia. Entre elas estão Chamada das Pastorinhas, Anunciação, Menino Jesus da Lapa, A Descida da Cruz e Às Cinco Horas da Manhã. 

O espetáculo surgiu como uma performance para um vernissage do autor em 1993, na Galeria de arte de Renato Magalhães Gouveia. Segundo Mônica, nesses 23 anos, a peça manteve-se com o mesmo elenco. "O grupo se formou por meio do Romero", conta sobre a origem da companhia. "Ele chamou algumas pessoas, que chamaram outras, e formaram um grupo de musicistas que atuam e de atrizes que cantam. Todas gostaram bastante da proposta, e foi uma oportunidade de conhecer mais a cultura regional."

A Cia. Circo Branco gostou tanto da proposta de Auto da Paixão que continuou produzindo outros espetáculos. "Trabalhamos a partir da obra de Romero, com sua concepção e direção, até hoje. Todas as montagens têm a mesma linguagem." Depois do debute, eles apresentaram Bandeira da Divina Graça, Mallo, A lira do Rei Davi, Arraial dos Santos Literatos, Brasil 500 Anos, e, desde então, têm representado o Brasil em festivais de países como França, Portugal e Itália.

Serviço

Espetáculo Auto da Paixão, da Cia. Circo Branco
Quando: Hoje
Horário: 20h
Loca: Sesc Piracicaba (praça)
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Grátis
Informações: (19) 3437-9292

Veja o teaser do espetáculo: 
 

Comentários

Postagens mais visitadas