'Letras Juntadas', de José Raimundo Faleiros, será lançado hoje no Terra Mater



(Foto: Divulgação)
Por Naiara Lima 

Letras Juntadas é o primeiro livro de Seu Zé, para quem acha que chama-lo de José Raimundo Faleiros é muito formal. Aos 70 anos, o passense (natural de Passos/MG) reuniu mais de 100 narrativas na obra de 200 páginas. Entre estes estão Cenários Indeléveis, Algumas Pessoas, Lusitanos Sentimentos e Divagações Gerais. A publicação, que também contém ilustrações de Livia Serri Francoio, será lançada nesta quinta-feira (29), às 19h, no Instituto Terra Mater. O evento tem entrada gratuita e contará com um sarau. 

Infância, saudades, sentimentos, amor à terra natal, a visita a Portugal, Manoel de Barros, a natureza e os sonhos são alguns dos assuntos presentes em Letras Juntadas. "São lembranças do cenário da minha infância, narrativas impossíveis inspiradas em Manoel de Barros, alguns textos mais poéticos, alguns sobre a minha relação com a natureza e outros sobre a minha relação com as pessoas, porém, nem todas as que gostaria que estivessem no livro", comentou o autor ao PiaparaCultural.

Faleiros reuniu narrativas do cotidiano, "algumas com conotação poética". Ele também falou de um estímulo especial que teve: "Sempre gostei de escrever, até que, conjuntamente com a minha família, filhos e esposa, concluímos que valeria a pena pensar em juntar todos esses textos em uma publicação. Tive ainda a ajuda de uma prima, Adriana Dias, que fez a primeira apreciação do material. Ela se empolgou bastante e me motivou a seguir adiante".

CONSTRUÇÃO – Depois de uma longa jornada trabalhando em construção de barragens na Cesp (Companhia Energética de São Paulo), há 15 anos Faleiros aposentou-se. De lá para cá, a escrita passou a ser cada vez mais constante em sua vida. Uma maneira de expressar suas reflexões. Assim, construiu outro tipo de obra, a literária, ainda que "sem nenhuma pretensão", como o mesmo ressalva. "Tinha vontade de escrever e esporadicamente fazia uma coisa ou outra. Mas na condição de aposentado, a envelhescência traz diversos momentos de reflexão sobre a vida, sobre o passar os anos. Por isso, passei a produzir textos. Tinha uns insights, e escrevia a partir deles." 

Demorou cerca de um ano para Letras Juntadas sair do projeto. "Minha filha Karine assumiu a parte da coordenação executiva do livro. Fizemos a primeira revisão, depois um boneco. Posteriormente a Marília Reis fez uma revisão mais apurada, técnica. Depois, buscamos a Livia Serri Francoio para a parceria nas ilustrações e a Caju Perecin para a diagramação."

SOCIAL – Letras Juntadas custa R$ 30, e a arrecadação com a venda do livro será revertida ao projeto Cine Barranco, desenvolvido pela educadora e artista (das áreas do teatro, cultura popular e literatura) Mayra Kristina Camargo no bairro Santa Fé.

Serviço

Lançamento de Letras Juntadas, de José Raimundo Faleiros
Quando: Hoje
Horário: 19h
Local: Instituto Terra Mater
Endereço: Rua 13 de Maio, 449 – Centro
Grátis
Livro: R$ 30
Informações: (19) 3375-0508

Comentários

Postagens mais visitadas