Exposição fotográfica no Sesi traz um outro olhar sobre a capital de Cuba

Uma das imagens de Havaneros (Ricardo Hantzschel)

Há 15 anos, o fotógrafo Ricardo Hantzschel esteve por um breve período em Havana. Nesse tempo, ele aproveitou para clicar a cidade sob as lentes de sua câmera, tendo o olhar focado na essência da capital cubana. O resultado está em Havaneros, mostra que começou na terça-feira (13), no teatro do Sesi Piracicaba. A visitação fica aberta até o dia 16 de outubro, com entrada gratuita. 

A exposição faz parte do projeto Exposições Itinerantes, do Sesi-SP. Nela é possível perceber a intenção do autor de fugir dos roteiros turísticos. As fotos mostram feiras livres, locais de partidas de dominó, ruas de bairros residenciais e espaços de convívio dos moradores. Também ilustram o passado recente de Cuba, já que o país ainda era isolado pelos Estados Unidos.

Fotógrafo profissional há 30 anos e professor universitário, Hantzschel já expôs nos principais espaços culturais do Brasil e do exterior. Faturou o Prêmio Funarte Marc Ferrez com o ensaio Sal – exposto no Instituto Tomie Ohtake, na X Bienal de Arte de Florença e publicado em livro em 2015. Ganhou ainda o Prêmio Porto Seguro de Fotografia – São Paulo 450 anos, em 2003. Há seis anos desenvolve o projeto educacional Cidade Invertida, que tem ação social e cultural. Esta iniciativa foi reconhecida, em 2008, com a certificação de Mérito Cultural, pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e novamente em 2010, pelo Fundo Comgás de Patrocínio Sociocultural.

Serviço

Exposição fotográfica Havaneros, de Ricardo Hantzschel
Quando: Até 16 de outubro
Local: Teatro do Sesi Piracicaba
Endereço: Av. Luiz Ralph Benatti, 600 – Vila Industrial
Grátis
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h
Informações: (19) 3403-5928

Veja outras duas imagens de Havaneros, de Hantzschel:
 


Comentários

Postagens mais visitadas