Cultura é tema de debate entre candidatos a prefeito de Piracicaba no Garapa


(Reprodução)

Por Naiara Lima

A Apite! (Associação Piracicabana de Teatro) promove neste domingo (18), às 15h, um debate sobre cultura com os candidatos à prefeitura de Piracicaba. O evento será realizado no Ponto de Cultura Garapa e tem por objetivo ouvir as propostas dos prefeituráveis e apresentar dados históricos e atuais sobre o que tem sido feito na cidade, bem como as demandas existentes. A atividade é aberta ao público e tem entrada gratuita. 

De acordo com a atriz e professora de teatro Alessandra San Martim, que faz parte da associação, o encontro busca aproximar as candidaturas dos anseios da comunidade artística. "É importante para que conheçamos as propostas dos candidatos e também para que eles nos conheçam e entendam quais são as nossas demandas e que saibam que vamos cobrá-los depois", comentou. Esse será o segundo debate promovido pela associação com candidatos a prefeito. O primeiro aconteceu na eleição municipal passada.

Para iniciar a programação, o historiador e diretor teatral, Felipe de Menezes, fará uma introdução sobre História das Políticas Culturais no Município: "Vou diferenciar o conceito de política cultural do que é um evento, já que aquela está dentro de ângulo da atemporalidade. Ou seja, daquilo que se mantém por certo período, que tem planejamento, discussão". 

Depois disso, Menezes pretende "traçar um panorama entre as três tristes tradições das políticas culturais no Brasil: ausência, instabilidade e autoritarismo". Para o historiador, a tradição da política cultural nacional é uma herança em Piracicaba. Ele pretende ainda revelar os ecos existentes entre o que é feito nacionalmente e ressoa em Piracicaba. Por fim, destacará dados como o mapa dos principais equipamentos de cultura da cidade. "Assim mostramos que o centro ainda é o local com mais atividades e que está faltando ir para a periferia."

Também faz parte dessas informações o resultado de uma pesquisa que Menezes fez sobre o valor das verbas destinadas à cultura em cidades do mesmo porte de Piracicaba. "Além disso, temos um quadro que mostra o disparate entre o investimento em música e em outras linguagens no nosso município". Para ele, a introdução deverá colocar os candidatos a par das demandas culturais locais. Irá levantar mais dúvidas do que oferecer respostas. "Será provocativo, sem muitas respostas, mas com dados e números para estimular uma reflexão mais profunda", completa. 

Todos os candidatos foram convidados para a discussão: Barjas Negri (Coligação Experiência e Trabalho para uma Piracicaba Melhor - PSDB / PMDB / PTB / PPS / PV / PTN / PHS / PP / PRB / PSC / PSL / SD), José Edvaldo Brito (Coligação Juntos Por Piracicaba - PT / PC do B / PMB / PDT), Luciano Almeida (Piracicaba De Todos Nós - PSD / PR / PRP), Magno Peres (PCO), Marcelo Filik (REDE), Sergio Spenassatto (PPL), Thiago Nalesso (PSOL) e Wilson Trindade (PROS).

(Reprodução)
 












Serviço

II Debate Cultura: com candidatos à Prefeitura de Piracicaba
Quando: domingo (18)
Horário: 15h
Local: Ponto de Cultura Garapa
Endereço: Rua Dom Pedro II, 1.313 – Alto
Grátis
Informações: (19) 3377-2001

Comentários

Postagens mais visitadas