'Ópera em Concerto': OSP recebe o tenor Rubens Medina este sábado no Engenho

(Foto: Rodrigo Alves)

Por Naiara Lima

A ópera será o tema do concerto de setembro da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP). O conjunto regido pelo maestro Jamil Maluf convidou um dos primeiros tenores do Theatro Municipal de São Paulo, Rubens Medina, para o espetáculo Ópera em Concerto. A programação acontece neste sábado (24), às 20h30, no Teatro do Engenho. A entrada é gratuita. 

Segundo o violoncelista e coordenador da OSP, André Micheletti, o repertório definido por Maluf é voltado totalmente para ópera – seja na parte sinfônica, seja nas árias, que fica sob responsabilidade do tenor. “Quando eu digo sobre repertório sinfônico, é a abertura e o intermezzo das óperas, quando não há voz. É apenas a orquestra tocando. Nos momentos que não forem sinfônicos, teremos o Medina cantando”, explicou.

O evento faz parte do conjunto de concertos que a orquestra realiza gratuitamente uma vez por mês no Teatro do Engenho. “Toda essa programação foi feita com um ano de antecedência, assim como agora o Jamil já está pensando para 2017”. O resultado de tanto planejamento contribui para a versatilidade dos concertos. “É sempre uma programação bem diversificada. Cada concerto tem a sua temática. Já passamos por russos como [Aleksandr] Borodin e [P.I.] Tchaikovsky, pela música brasileira, houve uma data dedicado ao maestro Ernst Mahle – concerto regido por ele, inclusive – e agora o tema é ópera”, continua Micheletti. 

Rubens Medina (Foto: Divulgação)
Com algumas exceções, o concerto será voltado basicamente à ópera italiana. O programa traz as aberturas de Nabucco, de Giuseppe Verdi, Guilherme Tell, de Gioachino Rossini, e Príncipe Igor, de Aleksandr Borodin, além de Intermezzo, de Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni. A OSP também executa árias das óperas Tosca (E Lucevan le Stelle) e Turandot (Nessun Dorma), ambas de Giacomo Puccini, Celeste Aida, da ópera Aida, de Verdi, e Vesti la Giubba, de Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo.

Rubens Medina protagonizou as óperas La Bohème, La Forza del Destino e Il Guarany, Fosca, Il Tabarro, Nabucco, Cavaleria Rusticana, Gianni Schicchi, Dido e Eneas, O Anjo Negro, Carmen, entre outras, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Participou de montagens de Il Guarany, La Bohème e Il Tabarro, Der Freischütz, Il Capello di Paglia. Além dos personagens líricos, tem se dedicado ao repertório sinfônico e de câmara. Realizou um concerto de canções brasileiras no Consulado Brasileiro em Berlim, na Alemanha. 

Diferentemente dos meses anteriores, o ensaio geral no período da tarde não será aberto ao público. Será uma forma de poupar a voz do solista, pois a récita contém trechos de grande exigência vocal. “Como a apresentação não é amplificada, ele economiza a voz. Até mesmo os ensaios gerais são feitos pensando nesse resguardo, para que ele possa usar toda a sua potência vocal apenas uma vez no dia”, completa Micheletti. Apenas os participantes do 8º Cultura e Movimento na Terceira Idade acompanharão essa programação vespertina.

Serviço

Ópera em Concerto
Orquestra Sinfônica de Piracicaba com o convidado Rubens Medina
Quando: Hoje
Horário: 20h30
Local: Teatro do Engenho
Endereço: Av. Maurice Allain, 454 – Parque Engenho Central
Grátis (distribuição de bilhetes entre 15h e 18h)
Informações: (19) 3413-5212 e pelo Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas