Coletivo Bruto estreia seu novo espetáculo esta sexta no Clube 13 de Maio

(Foto: Ivana Debértolis)

O Coletivo Bruto inicia nesta sexta-feira (30), às 20h, a temporada de seu novo espetáculo, Vergonha. Com direção de Paulo Barcellos, a montagem será encenada no Clube 13 de Maio todas as sextas, sábados e domingos, no mesmo horário e local, até o dia 30 de outubro. A entrada é gratuita, com vagas limitadas (preenchidas por ordem de chegada). 

Em ação, os atores Carla Sapuppo, Jorge Lode, Maria Tendlau e Raul Rozados. Os quatro apresentam histórias que viveram ou que escutaram. São relatos particulares, intimidades por vezes desconfortáveis de serem expostas, que dialogam com situações comuns a diversas pessoas. Abordam temas como a vergonha da família, da casa, da pobreza, de si mesmo, além dos desejos e das aspirações por trás de medos, constrangimentos. Tudo embalado pela ideologia político-cultural do Brasil.

"A dramaturgia se utiliza de camadas distintas – relatos reais, História e questões subjetivas de identidade – que vão se costurando numa narrativa única", explicou Barcellos em nota. "É uma metáfora que vale para todos. Não se trata de fulano ou do sicrano, apenas. Estamos falando de muitos fulanos e sicranos." 

(Foto: Ivana Debértolis)
A atriz Maria Tendlau completou: "O atrito entre histórias reais e ficção nos possibilitou reconhecer o que faz parte de nossa condição, de fato, e o que é construído por uma propaganda ideológica. O que é vergonhoso nesse caso?" 

Vergonha resultou do Projeto Documentário Vergonha, desenvolvido pelo Coletivo Bruto e pela Cooperativa Paulista de Teatro. Ao longo deste ano, a empreitada promoveu fala pública e oficina com a atriz e performer Eleonora Fabião e encarou dois experimentos com cenas da montagem, os quais foram abertos ao público. O dramaturgo Alexandre Dal Farra colaborou com a iniciativa. 

A realização da montagem conta com o apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural) Edital 1 – Produção de Espetáculo Inédito e Temporada de Teatro (2015) –, uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Sinopse – Três conhecidos de uma localidade do interior recebem um estrangeiro em sua cidade. As quatro figuras trocam relatos íntimos de suas vidas e de seus antepassados. Aos poucos, fica claro que todos esperam um futuro que nunca chega, e a violência entre eles começa a imperar.

Serviço

Espetáculo Vergonha, do Coletivo Bruto
Temporada: de 30 de setembro a 30 de outubro
Quando: Sextas-feiras, sábados e domingos
Horário: 20h
Local: Clube 13 de Maio
Endereço: Rua 13 de Maio, 1.118 – Centro
Classificação: 16 anos
Grátis (vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada)
Informações: coletivobruto@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas