'O Corvo', de Allan Poe, é o tema do Encontro com a Literatura desta quarta


(Reprodução)
Pela a história e por sua poética, um dos textos mais famosos do escritor norte-americano Edgar Allan Poe é O Corvo. Ele será tema do Encontro com a Literatura, que ocorre às 15h30 desta quarta-feira (21), no miniauditório do Centro Cultural Martha Watts. O evento é organizado pela professora Josiane Souza, coordenadora do curso de Letras Português da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). 

A entrada é gratuita, e quem pretende participar deve se inscrever por e-mail (ccmw@unimep.br) – com nome completo. Haverá entrega de certificado. 

O Corvo, originalmente chamado de The Raven, foi publicado pela primeira vez num jornal de Nova York, em 1845. De lá para cá, foi traduzido para diversas línguas – em português, há mais de uma versão. Até mesmo o poeta português Fernando Pessoa e o escritor brasileiro Machado de Assis cumpriram essa complicada tarefa de traduzi-lo, visto que o principal destaque do poema são os mecanismos métricos e fonéticos dando certa musicalidade à obra. E este é um dos assuntos que podem dar pano para manga no encontro.

Na versão do lusitano, o início ficou: "Numa meia-noite agreste, quando eu lia, lento e triste/Vagos, curiosos tomos de ciências ancestrais/E já quase adormecia, ouvi o que parecia/O som de alguém que batia levemente a meus umbrais/'Uma visita', eu me disse, 'está batendo a meus umbrais/É só isto, e nada mais'". Já a versão do ícone da literatura brasileira é assim: "Em certo dia, à hora, à hora/Da meia-noite que apavora/Eu, caindo de sono e exausto de fadiga/Ao pé de muita lauda antiga/De uma velha doutrina, agora morta/Ia pensando, quando ouvi à porta/Do meu quarto um soar devagarinho/E disse estas palavras tais: 'É alguém que me bate à porta de mansinho/Há de ser isso e nada mais'". 

O trecho original é assim: "Once upon a midnight dreary, while I pondered, weak and weary/Over many a quaint and curious volume of forgotten lore/While I nodded, nearly napping, suddenly there came a tapping/As of someone gently rapping, rapping at my chamber door/'Tis some visitor,' I muttered, 'tapping at my chamber door/Only this and nothing more'".

MUSEU – Este mês, o Encontro com a Literatura integra a 10ª Semana Primavera dos Museus. Além das exposições no local, a programação contemplará o Concerto da Banda João Romeu Pittoli, do Instituto Formar, na sexta-feira (23), às 9h. A entrada é gratuita.

Serviço

Encontro com a Literatura: O Corvo, de Edgar Allan Poe
Programação da 10ª Semana Primavera dos Museus
Quando: Quarta-feira (21)
Horário: 15h30
Local: Centro Cultural Martha Watts (miniauditório)
Endereço: Rua Boa Morte, 1257 – Centro
Grátis
Inscrição: ccmw@unimep.br
Informações: (19) 3124-1889

Comentários

Postagens mais visitadas