9º Festival Paulista de Circo segue com programação até o feriado


Circo Fiesta, uma das atrações do festival (Imagem: Adriano Escanhuela/Divulgação)


Por Naiara Lima

O 9º Festival Paulista de Circo, que começou na sexta-feira (2), continua até o feriado de 7 de setembro. Passam pelo Engenho Central noventa artistas de diversas regiões do país. Haverá espetáculos destinados apenas para escolas agendadas (destacados na programação disponível após a entrevista). Na quarta-feira (7), a programação se intensifica, tornando o feriado de Independência do Brasil ainda mais divertido. 

O evento conta com Globo da Morte, trave de aéreos e intervenções de mágicos, monociclo, perna de pau, palhaço mágico, malabares, sombra, skyrunner e bike inglesa, além de apresentações. Em sua quinta edição realizada em Piracicaba, o festival costuma agradar a quem passa pelo Parque Engenho Central.

O diretor executivo da Apaa (Associação Paulista de Amigos da Arte), Luis Sobral, contou qual é a proposta em 2016 e também falou sobre o sucesso da empreitada ao longo dos anos.

A impressão que tenho é que nesta edição há muito mais companhias e trupes contemporâneas que circos tradicionais. Como foi pensada a programação?
O pensamento da curadoria sempre vai no sentido de oferecer à cidade o melhor da produção circense, independentemente da linguagem. Este ano, temos a presença de excelentes companhias representantes do circo nacional, a exemplo da Cia. Teatral Turma do Biribinha, Arena Circus e Folias de Picadeiro. A edição de 2016 destaca os números aéreos, uma especialidade do circo brasileiro, e também a mágica, que terá pela primeira vez no festival um especial todo voltado a essa modalidade.

O circo passou por diversas fases – já teve animais e hoje muitos fazem espetáculos com personagens de filmes e da TV. Mas não é isso o que vemos no festival. Mesmo assim, o evento é um sucesso na cidade. Ao que atribui isso?
As produções originais que fazem parte da programação do festival são de encher os olhos. Os artistas, cada um em sua área, cada um com sua linguagem, criam seus enredos, seus personagens. Tudo isso envolve muito estudo e dedicação, o que deve ser valorizado. É com essas criações que o público anualmente se emociona e vai às gargalhadas. O sucesso do festival se deve à qualidade das atrações que oferecemos.

Fale mais sobre as novidades e propostas diferentes das que estamos acostumados.
Como disse anteriormente, o grande destaque são os números aéreos. Este ano também decidimos abrir um espaço na programação totalmente voltado à mágica, que é uma modalidade de grande sucesso no mundo todo. Uma boa novidade é a ampliação da programação para que ainda mais gente possa participar e entrar nesse universo encantador, que é o circo. Teremos o dobro de atrações em relação à edição do ano passado. Ou seja, o dobro da diversão.

Artistas de Piracicaba fizeram uma imersão na SP Escola de Teatro e se apresentaram no sábado durante a programação. Como e por que nasceu essa proposta?
Os artistas passaram uma semana em São Paulo participando de uma oficina ministrada pela Lu Lopes, a Palhaça Rubra, que tem um talento impressionante. Ela ficou esse período com eles lapidando um espetáculo. Essa apresentação foi a conclusão da oficina. Fizemos essa parceria com a intenção de incentivar os artistas da região e também oferecer ao público algo criado especialmente para o festival.

Já são nove anos de festival. Como avalia a importância que o evento adquiriu?
O festival é sempre muito esperado pelo público e muito bem recebido também. É fruto do trabalho de bastante pessoas, e é extremamente gratificante poder ver o resultado disso tudo, que é o sorriso nos rostos. As crianças ficam encantadas e os adultos se permitem voltar à infância. 

A programação é inteiramente gratuita, pois trabalhamos com a missão de promover acesso à cultura. Sempre reservamos espetáculos para a rede de ensino da região. Só este ano, mais de 4 mil crianças das escolas de Piracicaba virão. O festival é importante para o público, que tem contato com as mais variadas linguagens do circo – do tradicional ao contemporâneo. E é também importante para os artistas, já que funciona ainda como um intercâmbio de propostas artísticas.

FESTIVAL – O 9º Festival Paulista de Circo é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, feito conjuntamente com a Apaa (Associação Paulista de Amigos da Arte) e a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). São parceiros do projeto: Cooperativa Brasileira de Circo e SP Escola de Teatro. O evento integra o Salão de Humor.

Reprodução

Confira a programação dos próximos dias logo abaixo:

Segunda-feira (5)

Lona Piolin: Circo Fiesta (somente para escolas agendadas, 10h e 14h) e Histriões Saltimbancos, do Circo Marambio (20h)

Lona Arrelia: Amigos, da Folias de Picadeiro (somente para escolas agendadas, 10h e 14h)

Terça-feira (6)

Lona Piolin: Circolando, da Tapias Voadores (somente para escolas agendadas, 10h e 14h) e Cabaré Circo de Vento, direção de Daniela Biancardi (20h)

Lona Arrelia: Ao Cair do Céu – Um Espetáculo Aéreo Circense, da Trupe Caiu do Céu (somente para escolas agendadas, 10h e 14h) e Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto, do Circo Teatro Palombar (20h)

Teatro do Engenho: Isso Não é Uma Ilusão!, da Cia. Caixa Mágica (20h)

Quarta-feira (7)

Lona Piolin: Cabaré Circo de Vento, direção de Daniela Biancardi (13h), Arena Magic Show, de Arena Circus (16h), Cabaré Blanche, com Mustache e os Apaches, direção Bel Toledo (20h)

Lona Arrelia: Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto, da Circo Teatro Palombar (13h), Magia, da Cia. Teatral Turma do Biribinha (16h) e Jacinto Numa Ilha, da Trupe Irmãos Atada (19h)

Lona Pimentinha: Só Malabarismo!, do Grupo Irmãos Becker (14h), Versão Brasileira, de Los Circo Los (16h30) e Tubinho no Velório, do Circo de Teatro Tubinho (20h)

Palco Figurinha: Picadeiro Aberto, da Cia. Circo Utopia (13h), Cavaco e sua Pulga, da Circo Caravana (14h), O Espetaculável Mundo de De Lucca, de De Lucca Circus (16h), 3 é Pouco, 5 é Bom, 7 é Demais e Crystal Balls, da Cia. do Circo de Piracicaba (17h) e Prato Cheio, de Vatapá e Macaxeira (18h)

Espaço externo: Pintura Mágica (das 13h às 18h) e Voo de Ícaros, da Cia. Teatro Palombar (17h)

Teatro do Engenho: Num Passe de Música, do Grupo Fundo Falso (20h)

Informações: www.festivalpaulistadecirco.org.br ou (19) 3403-2600

Comentários

Postagens mais visitadas