Cineasta premiado em Cannes fala sobre sua experiência em encontro hoje no Sesc

(Foto: Michael Willis)

Por Naiara Lima

João Paulo Miranda Maria, diretor de dois curtas-metragens exibidos no Festival de Cannes, fala de sua trajetória em encontro no Sesc Piracicaba. O cineasta e professor é o destaque de Cannes É Aqui, evento que acontece nesta sexta-feira (23), às 19h30, no Espaço de Tecnologia e Artes, com entrada gratuita. 

"O encontro no Sesc será uma espécie de palestra ou masterclass, em que falo muito sobre a minha vivência no mercado cinematográfico, focado no mercado internacional – especialmente por conta das duas experiências consecutivas que tive em Cannes, na França", nos adiantou o diretor, que além de integrar o Grupo Kino-Olho, de Rio Claro (SP), é professor do curso de Cinema da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

Miranda Maria citou a seleção, em 2015, do filme Command Action para a mostra competitiva da Semana da Crítica do Festival de Cannes. Já em 2016, A Moça Que Dançou com o Diabo fez parte da 69ª mostra oficial. "No final, chegou as ser premiado na menção especial do júri, um prêmio que não é dado todo ano." 

Segundo o cineasta, as pessoas se enganam quando acreditam que Cannes é apenas uma mostra competitiva. "Um festival cinematográfico vai muito além disso. Serve ainda mais como uma relação de trabalho. Ou seja, como uma forma de apresentar não somente ao público, mas também aos grandes críticos internacionais e aos grandes produtores e distribuidoras as novas vozes e talentos do cenário mundial."

Deste modo, para ele, um evento assim acaba sendo uma vitrine: "É uma forma de você mostrar aquilo que é capaz de fazer e procurar alçar voos maiores". Outro engano, na visão de Miranda Maria, é acreditar somente no glamour do desfile no tapete vermelho "por trás tem todo um mercado internacional que está acontecendo", dispara. "Acredito ter várias curiosidades e detalhes importantes para revelar ao público, especialmente aos realizadores do interior e aos jovens cineastas e estudantes de cinema." 

O Festival de Cannes foi o caminho encontrado pelo diretor para entrar no cenário nacional. A confiança de apoiadores possibilitou-o investir em seu primeiro longa-metragem. "Estar em um festival considerado pelos grandes críticos o maior do mundo, muda uma carreira. Faz com que seu trabalho seja levado para outro nível, que é um dos mais altos. Enquanto isso exige uma responsabilidade, também abre portas para projetos mais ousados e maiores. Então, a ideia dessa conversa no Sesc é mostrar os bastidores, explicar como funciona esse mercado."

Para João Paulo Miranda Maria, Cannes foi uma estratégia: "Conseguir realizar um trabalho autoral é bem difícil, pois é complicado conseguir apoio. Quando se toma um caminho diferente do padrão, temos que enfrentar diversos desafios. Tive de procurar reconhecimento internacional para atingir o mercado nacional."

Serviço

Cannes é Aqui, com o diretor e professor João Paulo Miranda Maria
Quando: Hoje
Horário: 19h30
Local: Sesc Piracicaba (Espaço de Tecnologia e Artes)
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Grátis
Classificação: 14 anos
Informações: (19) 3437-9292

Assista a seguir ao trailer de A Moça Que Dançou com o Diabo.
 

Comentários

Postagens mais visitadas