Arte Clássica x Arte Moderna: palestra trata de tema polêmico na próxima semana

Reprodução

Por Henrique Inglez de Souza

O artista e professor de História da Arte Fábio San Juan ministrará a palestra Arte Clássica x Arte Moderna: Conflitos? na próxima quarta-feira (6). O evento acontece na Sala Florença (av. Com. Pedro Morganti, 4.955 – Monte Alegre) em dois horários, 15h e 20h. Embora tenha entrada gratuita, é preciso fazer inscrição pelos telefones 3424-2306 e 9-8140-6298 ou pelo e-mail contato@apreciandoarte.com.br. 

O assunto costuma levantar polêmica. "Sempre houve um estranhamento entre as gerações mais velhas e as mais novas, em todas as épocas. Na Arte, não foi diferente. Há debates entre artistas da 'velha guarda' e da 'vanguarda' desde a Grécia antiga", comentou San Juan em nota. "Em Piracicaba, os artistas que se autointitulam 'acadêmicos', surgidos entre 1900 e 1950 e que criaram o Salão de Belas-Artes de Piracicaba, e os artistas jovens que criaram o Salão de Arte Contemporânea, em 1967, confrontam-se na década de 1970, disputando espaços na cidade até a nossa atual configuração, de um equilíbrio relativo."

Na palestra, realizada pela Galeria Sala Florença e pela Apreciando Arte, a abordagem partirá do contexto da polêmica na arte mundial para depois ir se afunilando pela arte brasileira e a piracicabana. Em pauta, as definições de arte acadêmica, clássica, realista, vanguardista, moderna e contemporânea. 

Fábio San Juan também apresentará o curso História da Arte: da Pré-História à Arte Romana – Módulo I, cujo início está agendado para agosto, na Sala Florença, com duração de quatro meses. "Serão trabalhadas as obras de arte fundamentais da Pré-História, Mesopotâmia, China, Japão, Índia, Grécia e Roma, ou seja, desde as manifestações culturais humanas iniciais, passando pelas primeiras grandes civilizações", explica.

Comentários

Postagens mais visitadas