48º SAC abre nesta sexta-feira na Pinacoteca Miguel Dutra

Foto, vídeo, pintura, objeto. São muitas as expressões e temas que estão entre as 51 obras de 20 artistas brasileiros de diferentes estados que entram em exposição a partir desta sexta-feira (30), na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. A solenidade de abertura e premiação do 48º Salão de Arte Contemporânea (SAC) começa às 20h, com entrada gratuita. Os trabalhos ficarão no local até 6 de novembro. 

Promovido pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), além da exposição oficial e da paralela – que iniciará em 13 de outubro, no Centro Cultural Martha Watts (com obras do acervo municipal) –, o SAC realiza uma programação de formação com a Leitura e Analise de Portfólio e uma palestra. As duas atividades acontecem neste sábado (1°/10).

Os jurados comentam os trabalhos da mostra, parte deles premiados, às 10h, no auditório da Pinacoteca Miguel Dutra. Já às 15h, o artista Thiago Gil de Oliveira Virava fará uma palestra no Sesc Piracicaba. Ele é colaborador da Enciclopédia de Artes Visuais do Instituto Itaú Cultural e coordenador de pesquisa e conteúdo na Fundação Bienal de São Paulo. Toda a programação é grátis.

PREMIAÇÃO – O SAC premia nesta edição Eduardo Luiz de Freitas, com Puxadores de Tensão – I e II (Prêmio Aquisitivo Prefeitura Municipal de Piracicaba, leitura e análise de portfólio), Wesler Machado, com o vídeo A.02 (Prêmio Aquisitivo Câmara de Vereadores de Piracicaba e leitura e análise de portfólio), Marília Del Vecchio Nunes, com o tríptico Composição IV de Tijolos e Armário (Menções Especiais do Júri), e Luísa Callegari Mello, por Natureza Morta Tropical e Vianda (leitura e análise de portfólio). 

Ao todo, foram enviadas 216 obras ao evento. O júri que ficou responsável pela seleção teve: Enock Sacramento, crítico de arte membro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), Tadeu Chiarelli, presidente do Conselho de Orientação Artística da Pinacoteca do Estado de São Paulo, e Ermelindo Nardin, artista piracicabano e criador do SAC. Já a comissão organizadora foi formada por Sara Rodrigues Pinotti, presidente, e pelos artistas William Hussar, Alda Petersen, Nelson Nepomuceno e Osvair Peron.

O nome das obras e de todos os selecionados no 48º SAC pode ser conferida aqui.

Serviço

Abertura e Premiação do 48º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba
Quando: Hoje
Horário: 20h
Local: Pinacoteca Municipal Miguel Dutra
Endereço: Rua Moraes Barros, 233 – Centro
Grátis
Visitação: até 6 de novembro, de segunda à sexta, das 8h às 17h, e sábados e domingos, das 14h às 18h
Informações: (19) 3433-4930

Comentários

Postagens mais visitadas