Cia. D'Vergente estreia nesta quarta o espetáculo 'Revista [me] Brasilis'

(Foto: Gabriel Campos/Divulgação)

Uma trupe tem a missão de divertir os súditos de um rei, mas quem se aproveitará disso será o público de Revista [me] Brasilis, da Cia. D'Vergente de Teatro. A montagem estreia nesta quarta-feira (28), às 20h, no Espaço Cultural e Teatral Guarantã. A entrada é gratuita – até 50 lugares. 

A peça foi livremente inspirada na obra O Bilontra (1886), de Arthur Azevedo. A direção é da atriz e dramaturga paulistana Daniela Schitini, por meio do Projeto Ademar Guerra, da Secretaria do Estado da Cultura. Depois de pesquisar a commedia dell’arte para a peça Muda por Amor, a companhia debruçou-se desta vez sobre o teatro de revista, expressão muito popular no Brasil e em Portugal. A característica desse estilo, que conquistou as massas entre os séculos 19 e 20, é a sensualidade, mas também a sátira social e política.

Para o grupo, Revista [me] Brasilis revela a situação política que o Brasil está atravessando, contexto semelhante ao tratado por Arthur Azevedo há 130 anos. Na história da Cia. D'Vergente, uma trupe falida de teatro, a convite do rei, chega para divertir os súditos do reinado. Eles decidem apresentar uma crônica policial sobre a falsificação de um título de barão para um comendador. Assim, as figuras alegóricas Faustino, O Trabalho, Ociosidade, Jogatina e Loteria percorrem o roteiro do suborno, em que encontram fiscais corruptos, políticos indecisos, entre outros. Porém, as confusões dos atores da trupe e as verdades da encenação são tantas que o rei manda mudar o rumo da performance. 

A peça reúne quadros que se cruzam no decorrer do espetáculo, misturando danças, paródias e teatro – características do teatro de revista e sua vertente, o teatro rebolado. No elenco estão Giovani Bruno, Iolanda Carla, Magna Eliez, Rosângela Pereira, Vagner Chiarini e Vinícius Iacope.

Serviço

Espetáculo Revista [me] Brasilis, da Cia. D’Vergente de Teatro
Quando: Hoje
Horário: 20h
Local: Espaço Cultural e Teatral Guarantã
Endereço: Rua Santa Lídia, 548 – Areião
Grátis (ingressos retirados com 1 hora de antecedência)
Classificação: Livre
Informações: ciadvergentedeteatro@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas