Sesi recebe exposição 'Afro Retratos' com obras que revelam adornos femininos

(Imagem: Reprodução)
Fac-similares, fotos de pinturas e colagens da artista visual Renata Felinto estão na mostra Afro Retrato, que abre nesta terça-feira (1º), no hall do teatro do Sesi Piracicaba. Os trabalhos ficam no local até 27 de novembro, e levantam o questionamento sobre o que é identidade. Para isso, são utilizadas imagens de mulheres de diferentes culturas, com trajes e adornos étnicos, os quais revelam elementos de africanidade em todas elas. 

Afro Retratos traz a pesquisa feita por Renata sobre adornos femininos de mulheres asiáticas, norte-americanas, europeias e africanas. O projeto recebeu, em 2012, o Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras pelo MinC (Ministério da Cultura) e pela Fundação Cultural Palmares. "A série começou como uma experimentação e, aos poucos, fui descobrindo os caminhos que queria seguir. Essas descobertas se deram por meio das pinceladas diferenciadas, com diversos pinceis, das observações de trabalhos de outros artistas, cujas produções admiro, como as de Gustav Klimt (1862-1918)”, relatou a artista no blog do projeto – criado para ser uma espécie de diário de bordo. 

Renata Felinto é bacharel, mestra e doutoranda em Artes Visuais pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). Trabalha há 11 anos com arte e educação em museus e espaços culturais. De 2004 a 2011, atuou no Museu Afro Brasil como coordenadora do Núcleo de Educação. Expôs no Brasil e no exterior.

Serviço

Exposição Afro Retratos, de Renata Felinto
Quando: de 1º a 27 de novembro
Local: Teatro do Sesi Piracicaba
Endereço: Av. Luiz Ralph Benatti, 600 – Vila Industrial
Grátis
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Informações: (19) 3124-1885

Comentários

Postagens mais visitadas