Apite e Forfé promovem Oficina de Direção Teatral e Atuação Épica

(Imagem: Reprodução)

Por Naiara Lima

Ampliando a programação do 22º Pirateatrando (Mostra de Teatro de Piracicaba), a Apite (Associação Piracicabana de Teatro) e o Grupo Forfé de Teatro promovem, esta semana, a Oficina de Direção Teatral e Atuação Épica, com Felipe de Menezes e Vânia Lima. Os encontros começam nesta terça-feira (11), às 19h, no Espaço Cultural do Guarantã, e continuam até sexta-feira (14), no mesmo horário e local – com exceção do dia 12, quando será realizado das 14h às 17h. A inscrição é gratuita. 

São 20 vagas, sendo cinco para o tema direção e 15 para atuação.  Devido à procura, poucas vagas estão disponíveis nesta segunda-feira (10). Para participar é necessário enviar e-mail (apiteatro@gmail.com) com as seguintes informações: nome completo, currículo resumido e categoria que deseja participar (direção ou atuação).

Conforme nos explicou o diretor do Forfé, Felipe de Menezes, a proposta da atividade é "uma maneira de o grupo estar presente nesse, que é o mais importante encontro de fazedores de teatro da cidade". A ideia surgiu durante o segundo dia do Pirateatrando. "Apresentamos o [espetáculo] Lilás no dia 2 e propusemos essa oficina como forma de contribuição à nossa cidade", disse. 

A programação será dividida em duas etapas: aula expositiva e prática – esta última composta pela criação de cenas a partir de um conto ou de um poema de Bertolt Brecht (atores e diretores).

Aos interessados em direção, a oficina propõe a prática da direção teatral com foco no conceito de encenação, investigando a cena épica e seus desdobramentos em procedimentos de trabalho. Já para os atores, o objetivo é a prática da interpretação teatral por meio dos conceitos do teatro narrativo e do teatro dialético. Deste modo, visa estimular a experimentação e a construção da linguagem com os elementos da cena épica: corpo, voz, narração, estranhamento.

Serviço

Oficina de Direção Teatral e Atuação Épica, com Felipe de Menezes e Vânia Lima
22º Pirateatrando

Quando: de terça (11) a sexta-feira (14)
Horário: 19h (terça, quinta e sexta-feira) e 14h (quarta)
Local: Espaço Cultural Guarantã
Endereço: Av. Santa Lídia, 548 – Areião
Grátis
Inscrições e outras informações: apiteatro@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas