23ª Mostra de Teatro Estudantil terá 18 apresentações a partir desta segunda

Elenco de Vicente e o Cavalinho Azul, da Cia. Teatral Sarapós (Foto: Divulgação)

Por Naiara Lima

A 23ª Mostra de Teatro Estudantil de Piracicaba começa na próxima semana com apresentações gratuitas no Teatro do Engenho, Colégio Piracicabano e teatro do Sesi. Além de Piracicaba, participam grupos de escolas públicas, privadas e entidades de Boituva (SP), Quadra (SP), Santo André (SP) e Sarapuí (SP). De outro estado, integra a programação os alunos do Instituto Federal do Paraná, do município de Pinhais. Ao todo, serão 14 instituições e 18 apresentações em quatro dias. 

A Mostra Estudantil não tem caráter competitivo. Após as apresentações, acontecem bate-papos com os profissionais convidados. Em 2016, esse diálogo será feito pelo ator Washington Poppi e a arte-educadora e atriz Vânia Lima, que está em sua segunda edição como debatedora. Ambos também enviarão uma avaliação por escrito aos diretores e orientadores das peças, a fim de contribuir com a evolução de seus trabalhos.

"No ano passado, fiquei muito feliz em participar da mostra, vi trabalhos bem potentes no sentido de pertencimento", comemorou Vânia ao PiaparaCultural. "Vi as crianças refletindo temas latentes em seu cotidiano a partir do teatro, de acordo com sua faixa etária. Espero que em 2016 também seja assim." Washington espera ver montagens interessantes, com conteúdo pedagógico e educacional, "pois as peças ou esquetes serão apresentadas por estudantes de teatro, com idades que variam de 5 a 18 anos". Segundo ele, os educadores responsáveis pelas montagens são pessoas atuantes na área em Piracicaba e região. "Acredito eu, que possuem bagagem suficiente para atuar com crianças, adolescentes e jovens." 

Vânia e Washington também falaram sobre a avaliação das apresentações. Entenda como pensam na entrevista a seguir.

Como é avaliar crianças e adolescentes?
Vânia: Na primeira reunião, falamos sobre isso e não gostamos muito da ideia de avaliação. Soa pesado. Hoje em dia, os festivais profissionais já não têm mais esse critério, e sim um refletir sobre a obra em si. Tratando-se de crianças e adolescentes, acredito que os debates são bastante positivos no sentido de continuar incentivando-os a fazerem teatro na escola e na importância disso. Em nosso país a cultura é tão "deixada de lado", é a primeira opção a ser degolada pelo governo, que fazer arte na escola é resistência, é revolução. 

Washington: Primeiramente é extremamente importante destacar essa mostra de teatro estudantil como parte de um festival nacional de teatro. Os estudantes também poderão ter o contato com montagens profissionais na semana seguinte, orientados por seus educadores, esperançosos de que serão grandes atores ou atrizes.

Como será feita essa avaliação?
Vânia: No debate sempre penso em priorizar o incentivo e, claro, falar de maneira delicada sobre questões técnicas, sobre o trabalho de concentração, coxia, a fim de também contribuir para que o fazer artístico seja aprimorado.  Se houver alguma questão muito pontual, prefiro falar com os educadores responsáveis pelo espetáculo no sentido de contribuição, e nunca de crítica. Por exemplo, no ano passado, eu e o João Scarpa falamos a respeito de peças que tratavam de temas bem complexos para as crianças, tanto da plateia como as que estavam atuando. Nesse sentido, conversamos direto com os educadores, estimulando-os a conversarem com seus alunos e a terem a sensibilidade de perceber o que de fato gostariam de dizer ao mundo a partir do teatro. 

Washington: Nosso critério de avaliação será um bate-papo prazeroso, no intuito de acrescentar fatos valiosos ao trabalho, assim como destacar aspectos positivos nas obras. Claro, quando necessário, apontar caminhos para que os trabalhos fiquem melhores. Tudo isso de uma maneira leve, sem fazer críticas pesadas, pois são apenas iniciantes nas artes cênicas. Temos que deixar a criança feliz pelo apresentado – haverá uma grande interação entre vários estudantes de Piracicaba e de outras cidades. E para o educador, é a satisfação de algo realizado e o desejo que podem fazer melhor, sempre! Na arte, nunca um trabalho estará totalmente pronto. O fundamental é a comunicação, seja numa história dramática ou num conto de fadas.

Mostra Estudantil – A Mostra de Teatro Estudantil foi idealizada e realizada pelo Colégio Piracicabano durante 20 anos. Em 2014, começou a fazer parte da programação do Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), ficando, então, nas mãos da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). 

Por meio da assessoria de imprensa, a secretária da Semac, Rosângela Camolese, destacou o valor das artes na formação dos jovens. "Ter uma base teatral formada desde cedo auxilia o desenvolvimento das linguagens e da comunicação, independentemente de faixa etária, além de benefícios para a integração dos alunos, entre eles e perante a comunidade em que vivem."

Já o Fentepira está em sua 11ª edição, e será realizado este ano entre os dias 5 e 12 de novembro. A mostra oficial conta com dez espetáculos divididos nas categorias teatro adulto, teatro para crianças e adolescentes e teatro de rua ou para espaços livres.

23ª Mostra de Teatro Estudantil de Piracicaba

31/10 (segunda-feira)

14h (Teatro do Engenho): A Gata Borralheira, do Grupolta (Case Jardim Itapuã – Piracicaba/SP), Horácio e o Boi Cutuca no Caminho de Curaboa, da Trupe Catavento (Colégio Anglo de Boituva – Boituva/SP), Pequenino Grão de Areia, do Grupo Case Jaraguá (Case Jaraguá – Piracicaba/SP), e A Quase Trágica História de Hamleta, da Trupe Catavento (Colégio Anglo de Boituva – Boituva/SP).

20h (Teatro do Engenho): Santa Joana do Samba, da Cia. Teatral 04 Cantos (E.E. Vereador José Lopes e E.M.E.F. João Inácio Soares – Quadra/SP), e Confundindo Ivete, da Cia. Teatral Ronaumrose (Instituto Formar de Aprendizagem Profissional – Piracicaba/SP). 

1º/11 (terça-feira)

20h (Salão Nobre do Colégio Piracicabano): Sintoma Social – O Esquecimento do Massacre Faz Parte do Massacre, do Teatro Singular (Colégio Singular – Santo André/SP).

03/11 (quinta-feira)

14h (Salão Nobre do Colégio Piracicabano): O Castelo Desencantado, do Grupo dos Sabiás (Case Parque dos Sabiás – Piracicaba/SP), A Bruxinha que Era Boa, do GrupOri (Case Jardim Oriente – Piracicaba/SP), e Luas e Luas (A Menina e a Lua), do grupo Case Parque Orlanda (Case Parque Orlanda – Piracicaba/SP).

20h (Salão Nobre do Colégio Piracicabano): Vicente e o Cavalinho Azul, da Cia. Teatral Sarapós (Escola Estadual Profª Flora Prestes César – Sarapuí/SP), e História dos Sentimentos, do Grupo de Teatro Catapimba (Colégio Piracicabano – Piracicaba/SP).

04/11 (sexta-feira)

9h30 (Teatro do Sesi Piracicaba): A Cigarra e as Formigas e Pequeno Pode Tudo, da PirApae Teatro e Expressão (Apae Piracicaba – Piracicaba/SP).

14h (Teatro do Sesi Piracicaba): Adeus, Passarinho!, da PirApae Teatro e Expressão (Apae Piracicaba – Piracicaba/SP), e O Fantasminha Pluft, do grupo Fênix  (Case Bosque dos Lenheiros – Piracicaba/SP).

20h (Teatro do Sesi Piracicaba): Renatal, da Rave Theatre (Instituto Federal do Paraná – Pinhais/PR), e Acompanhe a Vida Escolar do seu Filho, da Cia. Teatral Ronaumrose (Instituto Formar de Aprendizagem Profissional – Piracicaba/SP).

Endereços

Teatro do Engenho
Av. Maurice Allain, 454 – Parque Engenho Central
Informações: (19) 3413-8526 ou 3413-5212

Salão Nobre do Colégio Piracicabano
Rua Boa Morte, 1.225 – Centro
Informações: (19) 3124-1881

Teatro do Sesi Piracicaba
Av. Luiz Ralph Benatti, 600 – Vila Industrial
Informações: (19) 3403-5928

Comentários

Postagens mais visitadas