Sesc tem palestra gratuita sobre a relação entre música e desenhos animados

(Imagem: Reprodução)

Por Naiara Lima

A relação entre cartuns, animação e música é tema do encontro A Trilha Musical dos Desenhos Animados no Cinema, com Carolina Morgado Leão. O evento acontece esta quarta-feira (19), às 19h30, no Sesc Piracicaba. A entrada é gratuita. 

A musicista e pesquisadora radicada em Ribeirão Preto (SP) é formada em piano pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente faz doutorado em Trilha Sonoras, pela mesma faculdade (orientação de Claudinei Carrasco). Ela começou a pesquisa sobre esse tema academicamente e logo percebeu uma carência de conteúdo sobre o assunto som/animação. "Temos pouco material no Brasil. Essa ainda é uma área de pesquisa bastante recente, de maneira geral, mas aqui é muito prematura", nos contou.

Além de querer preencher tal lacuna, Carolina ministra palestras visando disseminar as informações sobre o tema. "É uma tentativa de entender o porquê de as pessoas gostarem tanto da música por causa da animação. Nós escutamos alguns dizendo que começaram a estudar música erudita por causa do Tom & Jerry." 

Ela começará o evento tratando da história da animação, a invenção dos primeiros aparelhos de projeção (século 19), até chegar ao advento sonoro, com a junção do som nas salas de cinema, sincronizando imagem e som. "Isso aconteceu no mesmo período com o cinema e a animação, pois até o advento da TV, as animações eram transmitidas antes dos filmes."

Na sequência, Carolina focará sua abordagem nos desenhos dos anos de 1930 e 1940. "Quando aconteceu um boom musical na área do cinema. Os estúdios quiseram usar técnicas de som para animação. Daí houve uma produção muito grande de animações musicadas." 

Entre as produções que serão destacadas estão a Silly Symphonies, "referência para a época", Merrie Melodies e Looney Tunes. "Este último, conhecemos ainda hoje. Veio como uma paródia do Silly Symphonies -- até o nome faz essa relação. Tinha ainda Swing Symphonies, com uma pegada mais jazzística, e por aí vai. Há diversas animações musicadas nos anos 1930." Já sobre a década seguinte ela comentará Tom & Jerry e o criador da trilha, Scott Bradley.

Serviço

Encontro A Trilha Musical dos Desenhos Animados no Cinema, com a pesquisadora e musicista Carolina Morgado Leão
Quando: Hoje
Horário: 19h30
Local: Sesc (Espaço de Tecnologia e Artes)
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Grátis
Classificação: 16 anos
Informações: (19) 3437-9292

Comentários

Postagens mais visitadas