Irene Ypenburg tocará canções ciganas originais no Festival de Jazz Manouche

(Foto: Divulgação)

Por Henrique Inglez de Souza

A holandesa Irene Ypenburg está imersa no mundo da música desde seus primeiros anos. Aprendeu a tocar piano e violão com os pais, ao mesmo tempo em que adorava cantar e dançar. Esse foi o pontapé inicial para trilhar com notável habilidade a via dessa arte. Ao jazz manouche, uma de suas paixões, vem se dedicando tempo suficiente para ter se tornado um de seus expoentes. Apresenta-se regularmente em Amsterdã, onde também organiza eventos. Já tocou com grandes nomes do gênero na China, Estados Unidos, Inglaterra, França, País de Gales, Nepal, entre outros.

Ao Brasil, está com visita carimbada para a quarta edição do Festival de Jazz Manouche de Piracicaba, que acontece no próximo dia 22, no Engenho. Irene abrirá a tarde de atrações e estará acompanhada dos brasileiros Marcelo Cigano (acordeão), Bina Coquet (violão cigano) e Gilberto de Syllos (baixo acústico).


Qual é o tipo de expectativa que surge quando se recebe o convite para tocar jazz manouche no Brasil, um país mais conhecido no mundo pela bossa nova e MPB?
Sem dúvida, o Fernando Seifarth [organizador e músico participante do festival], Bina Coquet e seus colegas farão um festival incrível! Espero boa música, pessoas legais e momentos maravilhosos juntos. A bossa nova sempre foi um dos meus estilos musicais favoritos. Então, fico bastante ansiosa para chegar ao Brasil e encontrar meus amigos e também fazer novas amizades.

Você deu uma pesquisada em relação ao público brasileiro? O que irá apresentar por aqui?
Me pediram especialmente para cantar algumas canções ciganas, da tradição Sinti. Então, apresentarei músicas em romani – a língua cigana. O Fernando [Seifarth] também me pediu para fazer um workshop sobre os Sinti na Europa, sobre as minhas experiências. Espero que as pessoas me entendam se fizer essa oficina em espanhol. Já estive no Brasil antes, então, conheço a atmosfera daí, ao menos, um pouco. Compreendo um tantinho de português, se falarem devagar, de modo que poderemos nos comunicar. Estou animadíssima!

Por que não dá para perder o seu show?
Talvez seja a única oportunidade de ouvir canções ciganas originais, compostas pelos Sinti – sobre as quais irei falar de seus significados. Sinto-me grata pelo convite, e darei o meu melhor para ajudar a criar momentos maravilhosos por aí!

Serviço

4° Festival de Jazz Manouche de Piracicaba
Quando: 22/10
Horário: a partir das 16h30
Local: Teatro do Engenho (parte externa)
Endereço: Av. Maurice Allain, 454 – Parque Engenho Central
Ingressos: R$ 1 + 1 kg de arroz ou feijão (a troca pela entrada é realizada na bilheteria do local, das 15h às 18h)
Informações: neste link

Comentários

Postagens mais visitadas