Quarteto Carlos Gomes lança CD 'Alberto Nepomuceno' esta sexta no Sesc

(Foto: Divulgação)

Por Naiara Lima

O Quarteto Carlos Gomes lança pelo Selo Sesc o disco Alberto Nepomuceno. O trabalho é dedicado às obras do compositor cearense feitas para essa formação musical (quarteto de cordas) entre 1864 e1920 –  período de seus estudos na Europa. O Sesc Piracicaba está no roteiro deles, com um concerto agendado para esta sexta-feira (21), às 20h30, no teatro da unidade. A entrada é gratuita.


Os quartetos de cordas são considerados um clássico dentro da música erudita, por isso são comuns peças escritas para esse tipo de grupo. Alberto Nepomuceno contém três faixas, Quarteto de Cordas nº 1, nº 2 e nº 3, as quais refletem as ideias de um jovem compositor disposto e reescrever a tradição clássica pelo filtro da modernidade do século 20.

"Em nosso CD de estreia, quisemos começar com o pé direito. Nepomuceno tem um repertório especialmente bonito, com obras lindas", relatou ao PiaparaCultural o violinista e fundador do quarteto, Cláudio Cruz. Segundo ele, é a primeira vez que essas músicas ganham um registro com distribuição nacional e com o atestado de um selo importante. "Essa gravação, com certeza, é uma referência. Por isso, também estamos disponibilizando as respectivas partituras." O álbum é vendido pelo Selo Sesc por R$ 16. 

A escolha das obras faz parte da linha de pesquisa do Quarteto Carlos Gomes, que sempre busca em museus e bibliotecas títulos pouco conhecidos nunca gravados ou até mesmo nunca executados. "Há muitos anos eu estava garimpando na Biblioteca Nacional de Música do Rio de Janeiro e encontrei essas peças, que acreditamos que mereciam ser devidamente divulgadas." 

Quarteto – O Quarteto Carlos Gomes foi formado em dezembro de 2013, com o objetivo de divulgar a música brasileira, latino-americana e a clássica contemporânea. "Eu e o Alceu Reis [violoncelo] fazíamos parte de um quarteto que se desfez e que tinha tido uma grande experiência. Foram dez anos de trabalho, tocamos em vários países. Quando o conjunto terminou, decidimos fazer o Quarteto Carlos Gomes", conta Cruz. 

Compõem o quarteto Cláudio Cruz (violino -- spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, regente da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e vencedor do prêmio Grammy Awards), Adonhiran Reis (violino --- spalla da Orquestra Sinfônica da UFRJ, professor do Conservatório Brasileiro de Música e ex-spalla da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto), Gabriel Marin (viola -- foi primeira viola da Orquestra Sinfônica Brasileira e é violista da Orquestra Sinfônica da USP) e Alceu Reis (violoncelo -- como primeiro violoncelo, liderou as orquestras do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Brasileira, e também foi vencedor do prêmio Grammy Awards).

Serviço

Quarteto Carlos Gomes lança o disco Alberto Nepomuceno  
Quando: Hoje
Horário: 20h30
Local: Teatro do Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Grátis – ingressos com 1 hora de antecedência
Classificação: 10 anos
Informações: (19) 3437-9292

Ouça abaixo o álbum completo. 
 

Comentários

Postagens mais visitadas