Projeto Qual é a Cara do Palhaço? começa nesta terça no Sesc

(Foto: Michelle França)

Até novembro, o Sesc Piracicaba oferece uma programação especial sobre a arte de divertir, a palhaçaria. A agenda conta com apresentações de espetáculos, cursos e workshops. Nesta terça-feira (25), às 19h, o teatro da unidade inicia o projeto Qual é a Cara do Palhaço?, com uma conversa entre artistas circenses. Já às 21h será encenado Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras, com Andrea Macera. Todos os eventos são gratuitos. 

O bate-papo será entre Fernando Sampaio (Cia. La Mínima), Ésio Magalhães (Barracão Teatro) e Rico Veneno (Circo Veneno), que serão mediados por Lu Lopes (Palhaça Rubra). A proposta é instigar discussões e reflexões acerca do palhaço no cenário atual, os caminhos a serem percorridos no futuro e as nuances tradicionais e vanguardistas encontradas nesse personagem do circo. Já o projeto busca desvendar as imagens do palhaço construídas desde o século 18.

Programação Qual é a Cara do Palhaço? (detalhes aqui)

Dia 25 (terça-feira)

19h: Abertura e bate-papo Qual é a Cara do Palhaço?
Local: Teatro do Sesc
Grátis

21h: Espetáculo Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras, com Andrea Macera
Local: Teatro do Sesc
Grátis (ingressos com 1 hora de antecedência)

Sinopse – A história de Mafalda Mafalda, uma artista de cabaré banida pelo seu público após uma apresentação mal sucedida. Por meio de flashbacks e do depoimento da protagonista, o espectador tem acesso a uma realidade deturpada dos fatos, porém, logo acaba por saber que algo mais grave se passou na fatídica apresentação.

Dia 26 (quarta-feira)

20h: Espetáculo Linguiça na Porta, com a Família Veneno
Local: Ginásio do Sesc
Grátis

Sinopse – Comédia que conta a história de dois personagens que montam um ateliê de alta costura para aplicar golpes em seus clientes, causando a maior confusão. A alegria, a emoção e o riso são sentimentos garantidos neste espetáculo que a Família Veneno proporciona há 25 anos em formato de teatro.

Dia 27 (quinta-feira)

19h: Espetáculo Olha o Palhaço no Meio da Rua, com a Trupe Koskowisck
Local: Teatro do Sesc
Grátis (ingresso com 1 hora de antecedência)

Sinopse – Num concerto musical, dois atrapalhados palhaços disputam a atenção da plateia. Uma competição em que todos os tipos de artimanhas e armadilhas acontecem, criando no espectador o desejo de torcer por um deles. O público logo se deixa conquistar, atraído pela execução de instrumentos convencionais e alternativos, pelos ritmos diversificados, pelo estilo preferido de cada um e pela ingenuidade e simplicidade desses graciosos personagens.

Dia 28 (sexta-feira)

20h: Espetáculo Metro e Meio, com Maku Fanchulini
Local: Comedoria (Sesc)
Grátis

Sinopse – Um espetáculo baseado em ação física e comunicação cômica com o público de uma maneira fresca, ativa e alegre. A palhaça argentina se comunica sem palavras, de modo a criar uma linguagem universal. Os momentos técnicos e altamente delirantes ocorrerão dinamicamente durante o show e fazem parte de um universo cheio de excentricidades e tênue provocação, que conduzem a um final literalmente explosivo. Após a exibição, a artista bate um papo com o público.

Dia 29 (sábado)

10h: Workshop Palhaçaria, com a Turma do Biribinha
Local: Sala de Expressão Corporal (Sesc)
Grátis
Classificação: 14 anos

Conteúdo – Entradas, tempo de humor, bordões, esquetes de palhaço, práticas em dupla e trio e som em instrumentos inusitados. Por meio da vivência no circo, os participantes experimentarão a prática e desenvolverão entre si os meios de chegar à veia cômica e se aprofundar no estudo de suas personagens.

16h: Espetáculo Apalhassadamuzikada... uma Sinphonia Engrassada!, com a Cia. Teatral Turma do Biribinha
Local: Teatro do Sesc
Grátis (ingresso com 1 hora de antecedência)

Sinopse – Espetáculo criado a partir da linha do circo teatro e do palhaço tradicional nordestino. Com a ajuda do público, os palhaços Biribinha e Pipoca desenvolvem números musicais convencionais e inusitados, preenchidos por esquetes e gags, trazendo à tona a lição de que precisamos uns dos outros. A participação do público é fundamental, os espectadores executam músicas em instrumentos inimagináveis e todos juntos fazem da Palhassadamuzikada, uma sinfonia engraçada.

Dia 30 (domingo)

11h: Espetáculo Luna Parke, com a Cia. La Mínima
Local: Comedoria (Sesc)
Grátis

Sinopse – Um parque ambulante apresenta aos visitantes seu acervo com as mais fantásticas atrações: Monga a Mulher Gorila, Johnny o Homem – Balla e muitas outras surpresas, todas patrocinadas pelo poderoso elixir Luna Parke, a vida num instante! A Companhia, com sólida formação teatral, coroa o espetáculo contando com o talento dramático de alguns "atores” da plateia, ao encenar uma farsa, realizando finalmente, talvez a mais bizarra das atrações. Após o espetáculo, o grupo bate um papo com o público.

14h: Oficina Corpo de Palhaço, com a Trupe Koskowisck
Local: Sala de Expressão Corporal (Sesc)
Grátis
Classificação: 16 anos

Conteúdo – A proposta é instigar os participantes a vivenciar o trabalho do palhaço circense, usando técnicas de clacs, cascatas e gags físicas. As diferenças em relação à linguagem utilizada para cada uma, suas especificidades e semelhanças.

16h: Espetáculo Cabaré de Palhaços – Uma Homenagem ao Tradicional, com Lú Lopes, a Palhaça Rubra
Local: Ginásio do Sesc
Grátis

Sinopse – Tento a Palhaça Rubra como mestre de cerimônias, esse cabaré proporciona uma grande brincadeira percorrendo o universo do clown em suas diversas possibilidades. A junção de energia e as artimanhas inerentes do palhaço levará ao público um espetáculo leve e poético.

De 1º a 6 de novembro

Das 9h15 às 19h15: Experimento artístico Palhaçaria e Autonomia Criativa, com Lú Lopes (Palhaça Rubra)
Local: Sala de Expressão Corporal (Sesc)
Grátis
Inscrições: sescsp.org.br/piracicaba, confirmação mediante envio de carta de intenções para zeroberto@piracicaba.sescsp.org.br
Classificação: 16 anos

Conteúdo – Para palhaços que atuam no mercado cultural (solo, duplas e trios). O experimento pretende descortinar a subjetividade criativa escondida nos palhaços, buscando sua autenticidade por meio de um processo consciente, proporcionar a instrumentalização em seus aspectos físicos e emocionais. Ao final da experimentação, os participantes serão incitados a mostrarem por meio de intervenções, os ensinamentos absorvidos durante o período.

Comentários

Postagens mais visitadas