Comédia 'Terapia Familiar' abre a 13ª Mostra de Artes Cênicas do Senac

(Foto: Ana Souza/Divulgação)

Por Naiara Lima

Uma adolescente resolve que é hora de toda a família fazer terapia, inclusive a empregada da casa. Assim, a confusão está armada. Esse é o principal conflito do espetáculo Terapia Familiar, uma comédia que a Cia. Vida em Ação apresenta nesta quinta-feira (13), às 20h, no Senac Piracicaba. A montagem integra a programação da 13ª Mostra de Artes Cênicas do Senac. No mesmo dia, às 21h, começa o espetáculo Uma Lição Longe Demais, da Cia. Vertente de Teatro. Em ambos, a entrada é gratuita. 

Terapia Familiar é uma adaptação do texto homônimo do dramaturgo Betho Ragusa, com direção de Samuel Fernandes. “A partir de leituras dramáticas, tivemos acesso à primeira versão da peça, em 2014”, conta Fernandes. "Nos identificamos imediatamente com a linguagem e a comicidade apresentada no texto pelo autor."

(Foto: Ana Souza/Divulgação)

Na história, Mary é uma adolescente desgostosa da vida. Resolve inscrever toda a família em uma terapia. Apesar do tratamento maluco, com o tempo, fica evidente que o que faltava entre eles eram coisas essenciais: respeito, paciência e diálogo. Com humor e ensinamentos, segundo o diretor, o espetáculo tem sido bem recebido pelo público e também por organizadores de mostras teatrais. 

"A montagem trouxe para a Vida em Ação novas oportunidades e, consequentemente, novos desafios. É uma satisfação muito grande ver o nosso trabalho sendo reconhecido para além da nossa cidade. Entre 2015 e 2016, fomos a diversos festivais do interior paulista", completa.

A companhia faturou prêmios, como o de melhor direção, melhor atriz e melhor ator no 3º Festival Regional de Teatro Amador de São João da Boa Vista, e os de terceiro melhor espetáculo e de melhor atriz coadjuvante no 1º Prêmio Aata (Associação Amigos do Theatro Avenida) de Teatro Amador do Espírito Santo do Pinhal. 

Para Fernandes, porém, a principal experiência dessa participação do grupo são as viagens. "Viajar com um espetáculo é um ‘abrir de portas’, um lugar onde se pode trocar e vivenciar experiências múltiplas com outros artistas, públicos e pontos culturais."
 
(Foto: Ana Souza/Divulgação)

O elenco de Terapia Familiar tem oito atores: Amanda Alves, Carlos Alberto, Kizzy Costa, Samuel Fernandes, Jonathas Silva, Vanessa Lima, Valeria Alegria e Jacob Ponce. "Boa parte iniciou o fazer teatral nas oficinas de iniciação da companhia, em 2013. Eles realizaram diversos trabalhos com cenas curtas. Em julho daquele mesmo ano, fizemos nossa primeira montagem, Dez Pras Sete, com duas atrizes. Em 2015, estreamos Terapia Familiar, inclusive com atores oriundos de outros grupos." 

Já em Uma Lição Longe Demais, após o sequestro de uma professora, três personagens retratam a situação da educação no Brasil de forma dramática. O texto é de Zeno Wilde e a adaptação e direção é de João Scarpa. Betoh Freitas, Fátima Monis e Guilherme Godoy estão no elenco.

Mostra de Artes Cênicas – Na sexta-feira (14), às 20h, a mostra continua com Exercícios Cênicos, dos alunos da 9ª turma do Curso Técnico em Teatro do Senac Piracicaba. A apresentação reúne cenas de diversos textos da comédia de costumes – Amor com Amor Se Paga, Dois Proveito num Saco Só, O Tipo Brasileiro e Na Roça. 

No mesmo dia, às 21h, acontece o Exercício Teatral, dos alunos da 10ª turma do mesmo curso. Eles apresentam cenas de autores da dramaturgia mundial, como França Junior, Nelson Rodrigues, Plínio Marcos e Molière. Os textos são: A Mulher sem Pecado, O Médico Volante, Homens de Papel e Defeito de Família.

No sábado (15), o Senac ainda promove duas oficinas gratuitas:  Kalarippayatt, das 9h30 às 11h30, e Odissi, das 13h30 às 15h30. No mesmo dia, às 16h, será encenado o espetáculo Fibi, da Cia. Matraca, também com entrada gratuita. 

Em Kalarippayatt, a proposta é introduzir a prática da arte marcial indiana aos interessados em estabelecer um diálogo entre essa manifestação tradicional milenar e a criação da cena contemporânea. A atividade será ministrada por Paula Ibañez. Em Odissi, os participantes conhecerão a dança-teatro clássica indiana e seus dois princípios básicos posturais: chowk (quadrados) e tribhang (triângulo). Também terão contato com o abhinaya, elemento narrativo dessa prática que se serve dos gestos das mãos, do corpo e da expressão facial para narrar histórias. A responsável pela atividade é a bailarina Andrea Albergaria.

Para participar de qualquer uma das oficinas é necessário inscrever-se neste link.

Serviço

13ª Mostra de Artes Cênicas do Senac
Quando: Quinta-feira (13)
Local: Senac Piracicaba
Endereço: Rua Santa Cruz, 1.148 – Alto
Informações: (19) 2105-0199

Espetáculo Terapia Familiar, da Cia. Vida em Ação
Horário: 20h
Grátis

Espetáculo Uma Lição Longe Demais, da Cia. Vertente de Teatro
Horário: 21h
Grátis

Comentários

Postagens mais visitadas