Grátis: encontro com oficina de origamis acontece esta quarta no Sesc

Dorinha Vitti, ao centro (Foto: Divulgação)

Por Henrique Inglez de Souza

O Sesc promove na manhã desta quarta-feira (12) de feriado, a partir das 10h, o encontro regional Origami – Arte de Dobrar. Haverá oficina em diferentes categorias (fácil, médio, avançado), e quem quiser poderá expor trabalhos realizados com a técnica de dobradura. A atividade é gratuita e acontece na Comedoria, sob a batuta dos origamistas Hideo Kumayama e Dorinha Vitti, que conversou com o PiaparaCultural.

Dorinha, como será o encontro?
O evento será para reunir pessoas interessadas em origami, para trocas de ideias e modelos. Também haverá oficina para pessoas que nunca fizeram ou fazem origami. O objetivo maior é despertar a importância e o interesse do origami aqui em Piracicaba, pois temos um grupo denominado GEPO (Grupo dos Estudantes Piracicabanos de Origami), fundado por mim em 1995. Mas poucos participam.

O evento terá alguma temática específica? Os participantes precisam levar algo em especial?
Não haverá tema específico nem precisa levar nada. Eu e o Richard Kennedy daremos alguns modelos para iniciantes. Um colega de São Bernardo do Campo (SP), o Hideo, dará um modelo geométrico, e outra de São Paulo ensinará uma Nossa Senhora. Haverá uma exposição dos nossos trabalhos.

Qual é o bem que a arte dos origamis traz ao indivíduo?
Os benefícios são muitos: desenvolvimento da concentração, trabalho com os dois lados do cérebro, pois utilizamos ambas as mãos para dobrar, visão espacial, além de ensinar matemática, geometria. Também é bom para a saúde mental. Para crianças, sem dúvida, é uma atividade que traz diversos benefícios, especialmente no mundo atual, em que não se conversa mais e todos estão plugados. Notei dando aulas para crianças que elas se interessam bastante e se esquecem um pouco daquele celularzinho...

Serviço

Origami – Arte de dobrar
Encontro Regional
Com Dorinha Vitti, Hideo Kumayama e convidados
Quando: Hoje
Horário: 10h
Local: Sesc Piracicaba (Comedoria)
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Grátis
Livre para todos os públicos
Informações: (19) 3437-9292

Comentários

Postagens mais visitadas