Sinfônica de Piracicaba apresenta o infantil 'Sol, Lá, Cidade' este domingo no Engenho


(Imagem: Reprodução)
Ainda no clima de comemoração pelo Dia das Crianças, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, OSP, faz a estreia nacional do espetáculo Sol, Lá, Cidade, com a Cia. Imago e a participação do Coro Infanto-Juvenil do Projeto Guri Piracicaba. A apresentação acontece em duas sessões no Teatro do Engenho, este domingo (16), às 14h (ensaio geral) e às 17h (concerto). A entrada é gratuita. 

O Coro Infanto-Juvenil do Projeto Guri abre a noite apresentando Fantasia Bossa Nova e Fantasia Sertaneja, sob a regência de Vanessa Zambão e arranjos de Tasso Bangel. Logo em seguida, inicia-se o espetáculo Sol, Lá Cidade, sob a batuta do maestro titular da OSP, Jamil Maluf. A trilha é baseada em Guia Orquestral para a Juventude (1946), do inglês Benjamin Britten.

Por meio da assessoria de imprensa, o regente falou da importância da obra para introduzir as crianças no universo da música, comparando a Pedro e o Lobo (Sergei Prokofiev, 1936). “Foi criada originalmente para acompanhar o documentário Os Instrumentos da Orquestra. Atualmente é executada com a participação de um narrador, que apresenta as quatro famílias da orquestra (madeiras, metais, cordas e percussão) e depois cada instrumento”, disse. Ele também ressaltou que a obra aproxima as crianças de um rico e diversificado universo de sons e timbres. 

Além de música erudita, o espetáculo conta com a encenação da Cia. Imago, sob a direção de Fernando Anhê – que também assina a criação cênica, dos bonecos e de cenografia e iluminação. “O cenário do espetáculo é uma cidade, metáfora para uma grande orquestra. As luzes das janelas de seus prédios acompanham o andamento das obras. Há balões no céu, comum em Piracicaba, mas também há uma enorme baleia flutuando nesse mesmo céu”, relatou Anhê em nota. Segundo ele, em algumas cenas, a música é representada apenas uma fita que evolui, desenha piruetas no espaço e desaparece.

Os atores utilizam a técnica do teatro negro, em que os objetos e bonecos são iluminados por luz negra e parecem se mover livremente. O elenco é formado por Daniela Sakumoto, Priscila Monsano, Jah Horacio, Rosana Aparecida Antão e Fernando Anhê. O instrumentista Luis Fernando Dutra faz a narração das cenas.

Serviço

Espetáculo Sol, Lá, Cidade, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba e Cia. Imago
Estreia nacional
Abertura: Coro do Projeto Guri

Quando: Domingo (16)
Horário: às 14h (ensaio geral aberto) e 7h (concerto)
Local: Teatro do Engenho
Endereço: Av. Dr. Maurice Allain, 454 – Parque Engenho Central
Grátis
Informações: (19) 3413-5212

Comentários

Postagens mais visitadas