Sublimação - Arte e Psicanálise de hoje discutirá a pioneira Nise da Silveira


(Foto: Divulgação/Sublimação Arte e Psicanálise)

O Ponto de Cultura Garapa recebe nesta segunda-feira (17), às 19h30, o Sublimação - Arte e Psicanálise. O evento exibirá o filme Nise: o Coração da Loucura (2015) e seguirá com uma discussão ministrada pela psicóloga convidada Luciana Paes Lucafó. A entrada é gratuita. 

O longa-metragem trata de uma figura real, Nise da Silveira, psiquiatra "pioneira na luta antimanicomial, na pesquisa das relações emocionais entre animais e pacientes, além de introduzir e divulgar a psicologia analítica no país", contou Luciana ao blog do Sublimação. "São muitos os motivos para falarmos e discutirmos sobre ela e seu trabalho."

Os encontros do Sublimação foram idealizados em 2014 pela psicóloga Patrícia Olandini. As atividades acontecem a cada dois meses no mesmo ponto de cultura piracicabano.

FILME – Nise: o Coração da Loucura baseia-se na história verídica da psiquiatra Nise da Silveira, pioneira da terapia ocupacional no Brasil. Com direção de Roberto Berliner, o longa-metragem é estrelado por Glória Pires. A história se passa no Rio de Janeiro dos anos 1940. Ao deixar a prisão, a doutora Nise volta aos trabalhos em um hospital psiquiátrico e se recusa a empregar tratamentos violentos, como o eletrochoque e a lobotomia, nos esquizofrênicos. Isolada pelos médicos, ela assume o setor de terapia ocupacional e cria um ateliê de arte para os pacientes.

Serviço

Sublimação - Arte e Psicanálise
Exibição do filme Nise: o Coração da Loucura e discussão com a psicóloga Luciana Paes Lucafó
Data: Hoje
Horário: 19h30
Local: Ponto de Cultura Garapa
Endereço: Rua Dom Pedro II, 1.313 - Bairro Alto
Informações: (19) 3036-9077
E-mail: sublimacao.psicanalise@yahoo.com.br
Grátis

Comentários

Postagens mais visitadas