Pirateatrando: peça do Coletivo Depirarte esta terça no Sindicato dos Bancários

Cena do espetáculo desta terça (Foto: Márcio Abegão)

Por Naiara Lima

Continua até domingo (9) a programação da mostra teatral Pirateatrando. Em sua 22ª edição, o evento, que começou no último sábado (1°), reúne sete espetáculos e esquetes, além do encontro Como Fizemos Teatro no Interior e Como Faremos?.

Nesta terça-feira (4), haverá a peça O Rio, A Colina e O Casarão, do Coletivo Depirarte. A apresentação acontece no Sindicato dos Bancários, às 20h. A entrada é 1 kg de alimento, o qual tem como destino o Lar dos Velhinhos e o Lar Betel.

O Pirateatrando é uma realização da Apite (Associação Piracicabana de Teatro). Segundo a atriz Alessandra San Martin, que faz parte da entidade e da organização do evento, esta edição buscou promover a troca de opiniões e informações entre os participantes e plateia. "Acho bacana destacar que este ano não temos debatedores. No final dos espetáculos, o bate-papo é feito entre os grupos e a plateia", disse. Para ela, "tem sido um grande encontro entre os participantes, e um grupo contribuindo com o outro".

ESPETÁCULO – O Rio, A Colina e O Casarão tem direção e concepção dramatúrgica de Daniela Scarpari. A peça conta as histórias de personagens que vivem em uma cidadezinha margeada por um rio, baseada no livro Spoon River Anthology, de Edgar Lee Masters. Para Daniela, o rio Spoon é fundamental para a cidade da obra literária, por isso foram feitos diversos paralelos com Piracicaba. A diretora falou com o PiaparaCultural na época da estreia (confira na íntegra aqui), quando ressaltou que os clássicos são sempre atuais. "O livro trata da sociedade norte-americana de meados de 1920. Porém, é impressionante como os tantos temas abordados são ainda muito atuais. A condição da política, da arte, da mulher, da música... enfim, está tudo lá! Ele tem a ver não só com Piracicaba, mas com qualquer cidade."

PROGRAMAÇÃO – Já foram encenadas as montagens Uma Lição Longe Demais, da Cia. Vertente de Teatro, Uma Vida Circolorida, da Cia. de Artes Lokomotiva, Lilás, do Grupo Forfé de Teatro, e Pluft, O Fantasminha, da Cia. Pimenta de Teatro. A agenda continua com O Rio, A Colina e O Casarão, do Coletivo Depirarte, nesta terça-feira.

Na quarta-feira (5) é a vez de dois grupos da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) se apresentarem no Ponto de Cultura Garapa (a partir das 20h): Sobre Biscuit, Frangos e Melancias – Uma Saga Americana, do Pé de Cana de Santa Bárbara d’Oeste, e a esquete Cadê a Merenda?, do Cochichonacoxia.

Já na sexta-feira (7), às 19h, no Sesc Piracicaba, e no sábado (8), das 9h às 17h, no Ponto de Cultura Garapa, acontece o encontro Como Fizemos Teatro no Interior e Como Faremos?, para debater o futuro do teatro piracicabano. No domingo (9), o espetáculo Vergonha, do Coletivo Bruto, também está na programação. Será encenado às 20h, no Clube 13 de Maio.

Serviço

22º Pirateatrando
Espetáculo O Rio, A Colina e O Casarão, do Coletivo Depirarte
Quando: Hoje
Horário: 20h
Local: Sindicato dos Bancários
Endereço: Rua XV de Novembro, 549 – Centro
Informações: (19) 3377-2001

Comentários

Postagens mais visitadas