'Gala da Dança' celebra Dia do Profissional da Dança esta terça no Teatro do Engenho


(Foto: Divulgação)

Por Naiara Lima

Com coreografias de balé clássico e dança contemporânea, Gala da Dança foi criado em homenagem ao Dia do Profissional da Dança, celebrado em 23 de novembro. A iniciativa existe desde 1999 e, pela primeira vez, será realizado fora da capital paulista. O Teatro do Engenho recebe a montagem esta terça-feira (25), às 20h. Participam da apresentação oito companhias de Piracicaba e duas de cidades do estado. A programação inclui ainda o lançamento de uma seção local do CID (Conselho Internacional da Dança). 

Por meio de assessoria de imprensa, a diretora da entidade, Camilla Pupa, afirmou que Piracicaba "merecia receber um evento como esse, por nossa trajetória de formação de grandes profissionais da dança para o mundo". Entre estes estão a bailarina Monique Cristina dos Santos e os bailarinos Ivan Domiciano e Denis Piza – todos com carreira internacional.

De Piracicaba, apresentam coreografias as companhias Carina Castro Ballet, Studio 415, Clube de Campo de Piracicaba, Centro de Dança Carmem Camargo, Companhia Rogéria Zago, Espaço Ventre Vida, Corpus Ballet, Malosá Studio de Dança e Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba). De São João da Boa Vista está no Gala da Dança a Ballet Joellen. Já de São Paulo, o Edap (Espaço de Danças e Artes Paulista). Como convidados especiais, a bailarina Daniela Severian e o grupo Faces Ocultas Cia. de Dança, que apresentará a coreografia Entre Atos, sob a direção de Arilton Assunção. O evento é realizado pelo Sindidança (Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo).

CID – Piracicaba será a segunda cidade brasileira com uma seção do Conselho Internacional de Dança. O órgão foi criado em 1973 e é ligado à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Será presidido pela pesquisadora de relações internacionais Marcela Zia, que contou ao PiaparaCultural que o conselho é a maior entidade de dança do mundo. "Piracicaba já tem vários membros no CID, por isso resolvemos fazer um comitê executivo". 

Segundo ela, ter uma seção piracicabana significa ampliar o fomento à dança na região. "O objetivo é que esse comitê ajude a estimular todas as formas de dança, por meio de eventos, cursos, congressos internacionais, entre outros."

Serviço

Espetáculo Gala da Dança
Quando: Hoje
Horário: 20h
Local: Teatro do Engenho
Endereço: Av. Maurice Allain, 454 – Parque Engenho Central
Ingressos: R$ 20 (antecipado) e R$ 40
Informações: (19) 3413-8526 ou 3413-5212

Comentários

Postagens mais visitadas