5º Fórum de Africanidades reúne pesquisadores esta segunda na Unimep

(Foto: Divulgação)

Por Naiara Lima 

O curso de Letras Português da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) promove o 5º Fórum de Africanidades, sob o tema África pelo Mundo: Diásporas Africanas na Contemporaneidade. O evento acontece esta segunda-feira (31), às 19h30, no Auditório Verde do campus Taquaral. Foram convidados para a programação Antônio Filogênio Júnior, Adelino Francisco de Oliveira e Caroline Jango. A atividade é aberta ao público e tem entrada gratuita. 

Segundo o professor da disciplina de Literatura Africana, Alexandre Bragion, o sucesso da iniciativa nos últimos anos está no interesse de estudantes e também da comunidade. "Acho que a comunidade negra tem feito a diferença. Apesar de não ser um fórum sobre negritude, e sim sobre África, a comunidade negra e suas entidades participam e nos prestigiam -- o que nos dá uma satisfação enorme", disse ele ao PiaparaCultural. 

O professor também acredita que há pouco debate no interior sobre a cultura negra e a África. "Na academia, somos os pioneiros, pelo menos no interior. Vale destacar que os professores da rede também se interessam bastante".

Bragion divulgou, em release, que a escolha do tema deste ano se deve ao crescimento da emigração de refugiados. "As diásporas africanas acontecem há séculos – e foram muitas vezes forçadas pela imposição abrupta da interferência violenta do europeu colonizador em África. No entanto, o que vemos hoje é um êxodo espontâneo e em massa de imensos grupos populacionais que em geral fogem da fome, da miséria, das guerras e de uma condição de vida inumana que aflige muitos países africanos, cruelmente esquecidos e abandonados pela humanidade." 

5º Fórum de Africanidades – Tendo atraído um grande público nas edições anteriores, o fórum entrou para o calendário acadêmico oficial do curso de Letras Português da Unimep. Este ano, também será realizado em parceria com o curso de especialização em Literatura e Outras Linguagens Artísticas da mesma universidade. 

Sobre os palestrantes desta edição, Júnior é mestre e doutorando em Educação pela Unimep, Adelino Francisco de Oliveira é doutor em Filosofia pela Universidade Católica de Braga (Portugal) e professor do Instituto Federal de São Paulo, e Caroline Jango é coordenadora do Neabi (Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas), ligado à pró-reitoria de cultura do Instituto Federal de São Paulo).

Serviço 

5º Fórum de Africanidades – África pelo Mundo: Diásporas Africanas na Contemporaneidade
Quando: Hoje
Horário: 19h30
Local: Unimep Taquaral (Auditório Verde, Bloco 2)
Endereço: Rodovia do Açúcar – SP-308 –, km 156
Grátis
Informações: (19) 3124-1501

Comentários

Postagens mais visitadas