Luisa Libardi mostra nova fase com a exposição 'Fios/Desfios' a partir de sábado


(Foto: Divulgação)

Por Naiara Lima

As linhas e a natureza continuam fazendo parte do trabalho de Luisa Libardi. Desta vez, porém, de uma maneira totalmente nova. Fotos, desenhos e pintura a partir do fio da samambaia compõem sua atual pesquisa. A artista plástica piracicabana apresenta 55 obras em Fios/Desfios. A abertura acontece no sábado (15), às 12h, no Museu Prudente de Moraes, com visitação até 27 de novembro. A entrada é gratuita. 

Curador da mostra, o crítico e historiador de arte Fábio San Juan relatou que será possível conferir uma instalação com os fios, sementes, folhas e terra, além de outras técnicas diversas. "Tudo tem a intenção de mostrar um processo que não tem um ponto culminante, mas que mostra o fio da meada, um fio condutor, que é a linha – elemento que inspirou toda a produção de Luisa desde o início. A intenção é derrubar o mito de que o artista só faz desenhos para produzir grandes pinturas – o que não é verdade."

Luisa diz que essa é uma fase "muito nova" de sua carreira e que está ansiosa para compartilhar com público. "Como a vida inteira sempre pintei, me deu vontade de aproveitar a ideia dos fios e das linhas. Meu trabalho sempre teve muito das linhas, e foi isso o que me interessou no fio da samambaia", explica. 

A descoberta de sua nova pesquisa artística aconteceu ao acaso. "Tenho meu ateliê, onde cultivo algumas plantinhas. Muita gente me disse que a espécie de samambaia que tenho não dá fios, mas a minha dava vários, que iam até o chão", conta. "Um dia, resolvi podá-los, pois fiquei sabendo com uma amiga que era possível. Então, fiquei com toda aquela folhagem no chão, e achei lindo. Como gosto bastante de fotografia, apesar de não ser fotógrafa, resolvi fazer as imagens – inclusive de algumas folhas secas do meu quintal e na Esalq [Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz]."

A transparência foi um dos elementos que mais atraíram Luisa nesse processo, que durou aproximadamente um ano. "Quis usar a transparência: comprei papel japonês, coloquei algumas coisas debaixo e por cima, e fui fazendo muitas e muitas fotos, com diferentes iluminações. Também sobrepus essas imagens, usando a transparência do Photoshop", disse. Outras técnicas utilizadas foram o nanquim seco e aguado, além de aquarela e tinta acrílica. Parte das obras compõe um catálogo que será distribuído no dia da abertura da exposição.

Serviço

Abertura da exposição Fios/Desfios, de Luisa Libardi
Quando: Sábado (15)
Horário: 12h
Local: Museu Prudente de Moraes
Endereço: Rua Santo Antônio, 641 – Centro
Grátis
Visitação: até 27 de novembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h
Informações e agendamentos: (19) 3422-3069

Veja a seguir outras imagens da exposição.
 
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
 
(Foto: Divulgação)

Comentários

Postagens mais visitadas