Sonora Brasil no Sesc Piracicaba: a música e o trabalhador rural e urbano

O Sonora Brasil, promovido pelo Sesc, chega a Piracicaba em sua 19ª edição, com o tema Sonoros Ofícios: Cantos de Trabalho. A programação é gratuita e começa nesta terça-feira (11), às 20h, com os grupos Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (Bahia). O projeto continua assim:

- 12/10 (16h): Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Mestre Nelson Rosa (Alagoas)
- 13/10 (20h): Quebradeiras de Coco Babaçu (Maranhão)
- 14/10 (20h): Ilumiara (Minas Gerais)

O enfoque desta edição revela o quanto a música está presente no cotidiano do trabalhador rural e urbano. É um fato social da cultura brasileira, cujos registros confirmam sua existência já no século 18.
Tanto os aboiadores Ailton Aboiador e Ailton Jr. (pai e filho) quanto as cantadeiras são da cidade de Valente, no nordeste da Bahia (240 km de Salvador). 
(Foto: Reprodução)

O local é considerado a principal região de produção de sisal, planta responsável por cordas, tapetes e outros produtos. Ali também se concentram fazendas dedicadas à agropecuária bovina e caprina, o que justifica a presença dos aboiadores. O título deles refere-se ao canto, quase sem palavras, feito aos animais durante o pastoreio, chamado de aboio. Esses cantos e algumas toadas estão no repertório desta noite no Sesc Piracicaba.
(Foto: Reprodução)

Já o repertório das Cantadeiras do Sisal é uma tradição feita coletivamente durante a produção do artesanato. É composto por cantigas conhecidas desde a infância e outras mais recentes que tratam de questões cotidianas e fazem alusão a particularidades da produção sisaleira. O grupo é formado por Izabel, Alda, Ivamarcia, Carminha, Marisvalda e Cássia.

Sonora Brasil – O projeto é considerado o maior do país em circulação musical. Em 2015, promoveu 480 concertos em mais de 130 cidades brasileiras. Desde a sua primeira edição, em 1998, já passaram pela empreitada cerca de 80 nomes em mais de 3.900 apresentações por todo o país, alcançando um público superior a 520 mil espectadores. 

Os temas do biênio 2015/2016 foram Violas Brasileiras (acesse o catálogo) e Sonoros Ofícios: Cantos de Trabalho (catálogo).

Serviço

19º Sonora Brasil
Apresentações: Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (Bahia)
Quando: Hoje
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Grátis (ingresso com 1 hora de antecedência)
Informações: (19) 3437-9292

Veja abaixo um teaser das performances de hoje. 
 

Comentários

Postagens mais visitadas