Sesc: filme "livre e poético" mostra bastidores de peça do Andaime nesta quarta

Thiago Altafini/Divulgação

Por Naiara Lima

Tem curiosidade de conhecer os bastidores de um espetáculo teatral? Um pouco desse mistério é revelado em Jogo de Fantasmas. O diretor Thiago Altafini, responsável pelo filme, mostra como foi a criação do texto de O Anjo da História, do grupo Andaime Teatro – peça dirigida pelo encenador italiano Pietro Floridia. O documentário-arte será exibido nesta quarta-feira (27), às 19h, no teatro de Sesc, com entrada gratuita. 

"No título, juntei dois termos que o Pietro usa para definir o teatro: um jogo e um lugar de fantasmas. É quando o ausente se faz presente", explica Altafini. O projeto surgiu depois de um trabalho que ele realizou com o Andaime há dois anos. "Em 2014, acompanhei boa parte do processo de criação de O Anjo da História, pois produzi toda a parte audiovisual da montagem, que é um elemento importante da peça. Captamos muito material em vídeo, não só o que foi usado, mas também registros de bastidores. No meio do processo, também fizemos uma entrevista com o Pietro. Então, por motivo das comemorações dos 30 anos do Andaime, houve essa proposta de revisitar as gravações."

Foram de 10 a 15 encontros, entre reuniões, ensaios, além da edição do material para a peça – feito juntamente com o diretor e produtor do espetáculo. "Não teve roteiro. Tudo foi captado ou para ser usado na montagem teatral, ou como simples registro, até mesmo a entrevista", continua. Altafini ressalta que a forma final do vídeo nasceu na edição realizada agora. "Por isso o vídeo não tem uma forma de documentário tradicional. É uma montagem mais livre e poética, um ensaio audiovisual que, por meio de uma narrativa não linear ou desconstruída, permite ao espectador outro tipo de contato com o texto, com a direção teatral, com a construção do personagem e com o processo artístico e técnico de uma montagem teatral." 

A exibição de Jogo de Fantasmas faz parte da programação comemorativa dos 30 anos do Andaime. Em parceria com o Sesc, este mês o grupo promoveu uma oficina e apresentou O Anjo da História. E ainda nesta semana será encenada As Patacoadas de Cornélio Pires, sexta-feira, às 20h (ingressos de R$ 5 a R$ 16).

Serviço

Exibição de Jogo de Fantasmas (dir. Thiago Altafini)
Quando: hoje
Horário: 19h
Duração: 57 min
Local: Teatro do Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Grátis
Informações: (19) 3437-9292

Comentários

Postagens mais visitadas