Água de Vintém abre o Encontro Novos Chorões neste domingo no Sesc Piracicaba

Divulgação

Por Henrique Inglez de Souza

O Água de Vintém (imagem) inicia a maratona do Encontro Novos Chorões neste domingo (3), às 16h, no Sesc Piracicaba. Vitor Casagrande (bandolim), Saulo Ligo (cavaco), Guilherme Soares (violão), Marcus Godoy (violão de 7 cordas) e Xeina Barros (pandeiro) divulgam seu mais recente álbum, de 2015, em que interpretam músicas do violonista Sérgio Belluco. O quinteto será o grande anfitrião do projeto. Exceto pelo último dia, eles acompanharão todos os convidados. 

"Para nós, do Água de Vintém, receber e acompanhar esses grandes músicos é um belo aprendizado. Traz sempre um crescimento", comenta Guilherme ao PiaparaCultural. "Cada show é um repertório diferente, uma proposta diferente, que temos de compreender e nos adequar, além da troca de informações e de experiências com os convidados, que traz uma imensa bagagem individual."

O violonista destacou a importância do projeto, dizendo que se trata de uma maneira de trazer ao público piracicabano um pouco a nova geração do choro anda fazendo. "O João Camarero é nascido em Avaré, mas reside há anos no Rio de Janeiro, o trombonista Allan Abbadia representa o choro da cidade de São Paulo, o pianista e acordeonista Paulinho Leme é do interior de São Paulo, assim como nós, e o flautista Leandro Oliveira é um piracicabano que vem desenvolvendo um belíssimo trabalho em São Paulo há algum tempo. Cada show traz instrumentos e histórias distintos, e esse congraçamento é muito legal para o cenário musical da cidade." 

O Água de Vintém não irá dividir o palco com o Toca de Tatu, grupo de Belo Horizonte, mesmo assim Guilherme ressalta que eles fecham a programação "com um trabalho riquíssimo de música brasileira com uma sólida base no choro".

As datas e atrações seguintes são:

10/07 (domingo, 16h)
João Camarero – Apontado como uma das grandes promessas do violão, já tocou com Altamiro Carrilho, Leny Andrade, Yamandu Costa, Zélia Duncan e Nailor Proveta. Venceu o Prêmio Mimo Instrumental 2015 e, como compositor, tem parceria com Paulo César Pinheiro e Cristóvão Bastos. 

14/07 (quinta, 20h)
Leandro Oliveira – O piracicabano tem em seu currículo trabalhos como flautista principal da Orquestra Sinfônica Heliópolis e com o grupo Dois por Quatro.

17/07 (domingo, 16h)
Allan Abbadia – Trombonista e arranjador, atualmente acompanha músicos como Germano Matias, Moacyr Luz e Tereza Gama. Já excursionou pelos Estados Unidos, Holanda, Inglaterra e Marrocos.

21/07 (quinta, 20h)
Paulinho Leme O pianista, acordeonista, compositor e educador musical tem 20 anos de experiência. Integra o quinteto instrumental Cincado e o grupo de choro Rabo de Gato, e, por anos, fez parte da orquestra André Marques e a Vintena Brasileira.

24/07 (domingo, 16h)
Toca de Tatu – Grupo mineiro cuja formação explora outros gêneros e linguagens da música brasileira. Tem como características marcantes o timbre, os arranjos, a influência da música de câmara de concerto e a brasilidade da música popular.

As apresentações do Encontro Novos Chorões ocorrem na Comedoria e são livres para todos os públicos. O Sesc Piracicaba fica na rua Ipiranga, 155 – Centro. Para informações, ligue (19) 3437-9240.

Comentários

Postagens mais visitadas