A artista Carmela Pereira é a convidada do Trajetórias desta sexta no Sesc Piracicaba

Thiago Altafini/Divulgação

A escritora, contadora de histórias e artista naïf Carmela Pereira é a convidada do Sesc Piracicaba para o segundo encontro do projeto Trajetórias: Uma Breve Reflexão Sobre Nossas Matrizes Culturais. A conversa com a piracicabana acontece nesta sexta-feira (8), às 18h, no teatro da unidade. Com o apoio da TV USP/Piracicaba, o evento tem entrada gratuita. 

Ainda atuante, Carmela Pereira completa 80 anos de vida em 2016. Quando criança, perdeu os pais e foi criada no Asilo de Órfãs Coração de Maria, onde ganhou o primeiro concurso de desenho. Ela já sofreu preconceito por ser negra e trabalhou por muitos anos como empregada doméstica. Foi descoberta como pintora na Bienal Naïfs do Brasil, do  Sesc Piracicaba, há 25 anos – ganhou prêmios na área. Antes disso atuava sem expressão entre os artistas e produtores culturais. Também escreveu o Manual da Empregada Doméstica, um livro com contos de Natal e outros escritos.

Além de homenagear piracicabanos que contribuíram ativamente para a cultura da cidade, a proposta do Trajetórias é que os convidados falem sobre a sua formação. Em pauta, os caminhos escolhidos na vida, histórias pessoais e profissionais, as grandes inspirações e a relação que eles têm com o envelhecimento. O projeto coloca os palestrantes em sintonia com as gerações atuais e com questões da contemporaneidade. 

Critérios como idade, reconhecimento público e a vasta produção nas diversas linguagens artísticas contam na escolha dos convidados. A primeira edição, realizada em maio, teve o maestro Ernst Mahle. Para as próximas etapas, estão escalados o jornalista Cecílio Elias Netto (agosto),  o professor Francisco Cock Fontanella (outubro) e a historiadora Marly Therezinha Germano Perecin (dezembro).


Serviço
Trajetórias: Uma Breve Reflexão Sobre Nossas Matrizes Culturais

Convidada: Carmela Pereira
Quando: 08/08 (sexta)
Horário: 18h
Local: Teatro do Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Informações: (19) 3437-9240
Grátis
 
 

Assista no vídeo abaixo a primeira edição na íntegra de Trajetórias.
 

Comentários

Postagens mais visitadas