OSP apresenta-se pela primeira vez no Festival Internacional de Campos do Jordão


Rodrigo Alves/Divulgação

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) integra a programação do 47º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Mesmo sendo o conjunto de música erudita com maior tempo de atividade no Brasil, há 116 anos, essa será a primeira vez que eles marcarão presença no principal evento do gênero do país. O concerto acontece neste sábado (9), às 16h30, na Praça do Capivari. A regência é do maestro piracicabano Jamil Maluf. 

A programação começou no último dia 2 e segue até o final de julho. Serão mais de 80 concertos, além de atividades pedagógicas. Maluf já atuou em diversas edições, sendo sua derradeira aparição na cidade em 2014, durante a regência da paulistana Orquestra Experimental de Repertório. "Recebi o convite do coordenador artístico-pedagógico, Fabio Zanon, e aceitei de imediato. Será uma vitrine para a OSP, cujo trabalho de reestruturação repercute em todo o país", avaliou o maestro em nota.

Para a apresentação na Praça do Capivari, foi convidado o bandolinista Fábio Peron, de 25 anos. O repertório, já executado pela Sinfônica no Engenho Central, traz quatro obras de autoria de Peron (Das Antigas, Vida Linda, Coração nos Dedos e De Fraque no Frevo), com orquestração de Lea Freire. As Danças Sinfônicas, de Grieg, também faz parte. 

"Por ser uma performance ao ar livre, optei por um programa de caráter popular e descontraído. O público irá se encantar com a velocidade e a expressividade do bandolim, instrumento de cordas dedilhadas que é mais associado ao choro ou ao samba, mas que já foi utilizado por Mozart e Verdi em suas óperas", contextualiza Maluf.

Ainda em julho, a OSP voltará ao Teatro do Engenho. A apresentação será no dia 17, às 17h, abrindo oficialmente o 7º Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba). O solista convidado é o violinista Rosnei Tuon.

Serviço

47º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão
Apresentação da Orquestra Sinfônica de Piracicaba
Quando: 09/07 (sábado)
Horário: 16h30
Local: Praça São Benedito (Vila Capivari)
Cidade: Campos do Jordão/SP
Grátis
Acesse o guia completo do 47º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão neste link

Comentários

Postagens mais visitadas