190ª Festa do Divino inicia suas atividades neste domingo; veja a programação


Naiara Lima/PiaparaCultural

Por Naiara Lima

O primeiro final de semana de julho reserva as atividades religiosas da 190ª Festa do Divino de Piracicaba. A programação inicia no domingo (3) com missa no salão da Irmandade do Divino. Em seguida, acontece a derrubada e a bênção dos barcos no rio Piracicaba – ambos no Largo dos Pescadores. A principal festa popular da cidade continua até o próximo dia 10, com música, comida e muito mais. 

A Festa do Divino consiste em diversas ações, tais quais folia, pouso, leilão de prendas, encontro das bandeiras, procissão, missa e rodas de cururu e violeiros – são cerca de 40 mil pessoas participantes todos os anos. O período de celebrações acontece a partir de quinta-feira (7), às 20h, com jantar e atrações musicais.

Organizada pela Irmandade do Divino Espírito Santo, a festa conta com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Setur (Secretaria Municipal de Turismo). Este ano, a irmandade está sob a responsabilidade e presidência de Adilson de Souza Menezes. 

Quem estiver interessado em fazer doações de prendas para o leilão, agendado para o dia 8, pode telefonar para 3434-9701 ou ir até a sede da Irmandade do Divino, que fica à rua Moraes Barros, 58, no Largo dos Pescadores.

Veja abaixo a programação completa:

Domingo (3)
Largo dos Pescadores (entre av. Beira Rio e rua Moraes Barros)

9h – Santa Missa no Salão de Festas do Divino Espírito Santo
10h – Derrubada e benção de barcos no rio Piracicaba

Segunda (4) e terça-feira (5)
13h – Visita e benção das casas na Rua do Porto, com Sra. Festeira
20h – Tríduo solene, no Salão do Divino Espírito Santo (Largo dos Pescadores)

Quarta-feira (6)
Largo dos Pescadores

20h – Tríduo solene, no Salão do Divino Espírito Santo

Quinta-feira (7)
Largo dos Pescadores

20h – Jantar (leitoa, frango a passarinho, cuscuz, bebidas em geral e diversas guloseimas) no Salão de Festa do Espírito Santo
20h - Atrações musicais

Sexta-feira (8)
Largo dos Pescadores

20h – Leilão com prendas oferecidas pelos devotos do Divino
20h – Banda musicale e jantar (leitoa pururuca, frango assado e à passarinho, cuscuz e bebidas em geral), no Salão de Festas do Divino Espírito Santo
22h – Queima de fogos (à beira do rio)

Sábado (9)
Largo dos Pescadores

14h – Congada do Divino
15h – Procissão do Divino Espírito Santo e, em seguida, no rio Piracicaba, tradicional encontro das bandeiras e solene missa campal, com o padre Ronaldo Aguareli (próximo ao Largo dos Pescadores)
20h – Jantar (leitoa, frango a passarinho, cuscuz no bafo e bebidas diversas), no Salão de Festas do Divino Espírito Santo
20h – Atrações musicais – Grupo de Viola

Domingo (10)
Largo dos Pescadores

9h – Procissão com a bandeira oficial do Divino Espírito Santo, seguida da solene missa campal com o padre Ronaldo Aguareli. Os festeiros de 2016, o Sr. Gabriel Ferrato e a Sra. Selma Ferrato, passarão a bandeira aos festeiros de 2017, o Sr. Eduardo José Inforsato e a Sra. Valéria Aparecida Ruiz Inforsato.
11h – Almoço (arroz, macarrão, leitoa pururuca, frango a passarinho, cuscuz e bebidas diversas), no Salão de Festa do Divino Espírito Santo
11h – Congada do Divino
19h – Salva de morteiros e encerramento da festa

Comentários

Postagens mais visitadas