Rio Grande faz homenagem a Robert Johnson nesta quinta no Sesc


Jarine Sass/Divulgação

Por Naiara Lima

O projeto ModulaSons, do Sesc Piracicaba, leva ao palco do teatro o Crossroads Blues – Tributo a Robert Johnson. A apresentação da Rio Grande é uma homenagem ao lendário bluesman norte-americano, bem como uma mostra da evolução das várias vertentes do blues. O show será nesta quinta-feira (28), às 20h, com entrada gratuita. 

Johnson é conhecido como o mestre do delta blues. Mesmo com uma vida curta – morreu aos 27 anos, em 1938 –, influenciou diversos músicos, como Muddy Waters, Bob Dylan, Eric Clapton e Jeff Back, além de bandas do tipo de Rolling Stones e Led Zeppelin. O músico gravou 29 faixas entre os anos de 1936 e 1937, tais quais Cross Road Blues – clássico que dá nome ao show.

Robert Johnson
Conforme contou o baixista da Rio Grande, Thiago Barros, tocar o material de Johnson “é quase uma obrigação para trilhar o caminho do blues”. Deste modo, o quarteto piracicabano sempre executou bastante coisa do bluesman. "Quando fomos montar o repertório, quase metade das versões já estava pronta."

O show Crossroads Blues já faz parte das apresentações da Rio Grande, que, em 2014, o apresentou no teatro do Sesi, com 14 releituras -- veja um trecho no vídeo abaixo. "De lá para cá surgiram ideias e mudamos dois arranjos, mas repertório é basicamente o mesmo. A única alteração é que iremos incluir Sold, uma música do Rose's Café [CD da Rio Grande de 2015], inspirada no Robert Johnson – na época, ela ainda não estava pronta", conta Thiago.

O baixista também explica que eles sempre procuraram incorporar a diversidade do blues: "Tanto nas versões para músicas de outros artistas como em nossas composições, isso talvez fique mais evidente nesse show de quinta-feira. Começamos com instrumentos que remetem à origem desse estilo nos Estados Unidos: dobro, violão Parlor, gaita, washboard, cigarbox e baixo acústico."

Nesta formação, segundo Thiago Barros, as versões ficam mais "roots": "Aos poucos, vamos incorporando os instrumentos mais modernos, o que nos possibilita passear pela evolução do blues em mais de um século de história."

A Rio Grande conta ainda com o produtor musical Cláudio Formiga (guitarra, violão, dobro e voz), André Godoy (gaita, kazzoo, guitarra e violão) e Bida (bateria e percussão).

Serviço

Crossroads Blues – Tributo a Robert Johnson, com Rio Grande
Quando: 28/07 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc Piracicaba
Endereço: rua Ipiranga, 155 – Centro
Grátis
Informações: (19) 3437-9292
 

Comentários

Postagens mais visitadas