Estela Manfrinato fala sobre a carreira e o sucesso do clipe de 'Sabe Você'

Lucas Mercadante/Divulgação
Por Naiara Lima

Ela não tem planos para o futuro, nem por isso está parada. Na verdade, seu desejo é continuar trilhando o caminho que escolheu: a arte. A cantora piracicabana Estela Manfrinato dá aulas e canta em parceria com outros instrumentistas, do jazz à MPB. Também participa de grupos de cultura popular, em que atua como dançarina. Sua mais recente novidade foi o clipe de Sabe Você, lançado na semana passada. Trata-se de uma regravação sua para a música de Carlos Lyra e Vinicius de Morais.

Como foi o processo de escolha de Sabe Você até chegar ao resultado final?
Conheci essa música quando estudei no Conservatório de Tatuí. Na época, eu e o Lucas Bueno Dias estávamos montando o Grupo Caipora, e colocamos Sabe Você no repertório. Gravamos, mas o resultado não ficou o desejado e descartamos. Ela precisava ficar perfeita! O quinteto não deu certo. 

Me reencontrei com o Bueno Dias depois de formados e começamos a trabalhar a ideia do duo de piano e voz. Sabe Você era importante na montagem e no estudo de repertório. Então, foi escolhida como o primeiro registro. 

O Lucas Mercadante, do Olha-Te, também adorava a canção e sempre me estimulava a regravá-la. Ele é meu parceiro de longa data, e faz todo o meu material de áudio, imagem e vídeo há anos. Além de ser um exímio pianista, conhece minha voz como ninguém – 80% do resultado do vídeo dependeu dele, que sabe captar de maneira singela e generosa a nossa arte. Aí ficou fácil! Fizemos três takes, e no terceiro, conseguimos o resultado.

Na postagem do vídeo, você fala sobre os sentimentos que a música lhe causa. Queria que comentasse sobre isso.
Quando era pequena, estava na moda uma frase que todo brasileiro já ouviu: "O mundo é dos espertos". Eu ficava indignada, talvez porque nunca tenha sido muito "esperta". Incrível como essa frase ficou amarrada na personalidade de todos nós. 

Atravessamos um momento curioso na história brasileira. Estamos consumidos por um ódio e uma mágoa tamanha, indignados com tantos oportunistas, e somos tomados por uma ansiedade enorme. Se não ficarmos atentos, podemos cometer o deslize da ganância.

Ser artista em um momento de crise financeira é difícil, mas ser artista num momento de crise de identidade nacional e de caráter é pior ainda. Porém, que na antemão disso vem chegando com força um movimento fantástico de união entre minorias: artistas e ativistas. Temos uma crescente união entre mulheres em prol do feminismo, artistas se juntando para reivindicar as verbas cortadas e desviadas dos institutos de arte. É preciso resistir! Sabe Você fala sobre isso, sobre não deixar que roubem a esperança e a força.

Como está a repercussão do clipe?
Olha, sou tão ignorante com essa coisa de visualizações que nem sei como consigo achar isso. Entretanto, tenho que dizer que estamos muito contentes por termos tantos amigos carinhosos que, além de escrevem em seus comentários e compartilhamentos palavras bonitas, nos telefonaram para parabenizar e dizer que se sentiram representados. Isso é muito especial. A arte tem esse papel, de dizer com beleza aquilo que estamos cansados demais para falar.

No que você está trabalhando atualmente?
Estou dando muitas aulas de canto para alunos particulares e grupos de teatro – o que adoro fazer. Também tenho uma turma de crianças para a qual ensino Cultura Popular Brasileira, em Leme (SP), onde lavo a alma toda semana. Além de cantar com o Lucas Bueno Dias música brasileira e jazz, tenho dois duetos com violonistas. Um é de Rio Claro (SP), com o Emilio Moreira (Duo Amoreira), e o outro é com o violonista e cavaquinista piracicabano Saulo Ligo, com o qual homenageamos compositores e cantores – no momento, celebramos os 85 anos de João Gilberto com um show intimista e cheio de parceiros (o pessoal do StudioB e da TEZ, que faz nossos cenários, e o Lucas Mercadante, que faz som e iluminação).

Quais são os planos para o futuro?
Puxa, quero trabalhar bastante, sempre com esses parceiros incríveis que tenho, sem nunca perder a vontade de aprender e ensinar. Não tenho muito metas fixas. Gosto de caminhar de um jeito generoso e flexível. Então, acabo mudando meu rumo a toda hora. Só quero me manter cercada de gente criativa. Esse é o meu plano.
 
Sabe Você - Estela Manfrinato e Lucas Bueno Dias from Equipe Olha-te on Vimeo.

Comentários

Postagens mais visitadas