Três jovens músicos ganham concurso de solistas e tocam com a OSP em agosto

Quintino, Baião e Figueredo (fotos: Rodrigo Alves/montagem: Naiara Lima)

Os contrabaixistas paulistanos Gustavo Quintino, 28, e Rafael Figueredo, 25, e o violinista limeirense Matheus Baião, 22, foram os vencedores do 1º Concurso de Jovens Solistas, da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. A coordenação ficou nas mãos do diretor artístico e regente titular, Jamil Maluf. Como prêmio, o trio irá atuar como solistas no concerto comemorativo pelos 249 anos de Piracicaba, dia 20 de agosto. 

O concurso se desenrolou internamente e pretendia escolher entre seus músicos apenas um solista. O processo aconteceu no Teatro do Engenho, no início do mês, e teve a adesão de 12 instrumentistas da orquestra. Os candidatos apresentaram peças de livre escolha. Por conta da qualidade técnica e do repertório escolhido, os avaliadores decidiram ampliar o número de vencedores.

Jamil Maluf acredita que esse tipo de iniciativa colabora para a carreira dos artistas iniciantes. "O país está repleto de jovens talentos que, muitas vezes, não possuem oportunidades", disse em nota. Segundo o maestro piracicabano, a premiação "valoriza o trabalho individual dos instrumentistas". Além dele, fizeram parte da banca avaliadora o também maestro Thiago Tavares (regente convidado do próximo concerto da OSP) e o violoncelista André Micheletti. 

O concerto no dia 20 de agosto terá entrada gratuita e apresentações às 16h30 e às 20h30, no Teatro do Engenho. O programa será composto pelas obras Havanaise, de C. Saint-Säens, executada por Matheus Baião, Tarantella, de Giovanni Bottesini, com Gustavo Quintino, e Concerto para Contrabaixo e Orquestra, Op.3, de Serge Koussevitzky, interpretada por Rafael Figueredo.

Baião é aluno de Elisa Fukuda há seis anos. Desde 2010 é membro da Camerata Fukuda. Atuou por três anos na Orquestra Experimental de Repertório, com a qual foi vencedor no 22º Concurso Jovens Solistas (2012), o que lhe rendeu a oportunidade de atuar como solista da orquestra, no Theatro Municipal de São Paulo. Também já participou de vários outros concursos. 

Quintino é formado pela Escola Municipal de Música de São Paulo e pela Faculdade Cantareira, sob a orientação do professor de contrabaixo Marco Antonio Brucoli. Atualmente recebe orientação do contrabaixista Pedro Gadelha. Ano passado, foi destaque no 46° Festival Internacional de Campos do Jordão e recebeu uma Menção Honrosa pela excelência musical. É professor de contrabaixo na escola da LBV e membro da comunidade Pianosofia.

Figueredo formou-se na Academia de Música da Osesp e na Escola de Música do Estado de São Paulo. Conquistou o 1º lugar em Cordas do Prêmio Machado Meyer, da Santa Marcelina Cultura. Participou de turnês na Alemanha, Holanda, Inglaterra e Estados Unidos. É primeiro contrabaixista na Orquestra de São José dos Campos e da Orquestra de Câmara da USP.

Comentários

Postagens mais visitadas