Encontro de Danças Circulares do Sesc começa nesta sexta com o ecletismo do Mawaca


Eduardo Vessoni/Divulgação

O Mawaca abre nesta sexta-feira (1º) o Encontro de Danças Circulares, do Sesc Piracicaba. Com A Hora do Horo - Cirandas de Lá pra Cá, o grupo apresenta a pesquisa e a recriação de músicas que acompanham danças circulares em todo o mundo com arranjos próprios. O repertório é formado por músicas em mais de 20 línguas e de diversas tradições mediterrâneas, balcânicas, africanas, japonesas, chinesas e temas ancestrais. O show acontece às 19h30, no ginásio de eventos da unidade. A entrada é gratuita. 

A proposta da trupe é estabelecer conexões com elementos musicais brasileiros. São 20 anos de experiência e viagens para diversos países, como Alemanha, Espanha, Portugal, Grécia, França, Bolívia e China. Entre os seus trabalhos estão sete álbuns e quatro DVDs, além de livros. Em Rupestres Sonoros (2009), eles utilizam cantos indígenas da Amazônia; já o CD-DVD Inquilinos do Mundo (2013) resgata repertórios balcânico, haitiano, sefaradita, mexicano e outros, valorizando os povos ciganos, nômades, migrantes, exilados e refugiados.

O Mawaca é um grupo vocal acompanhado de acordeom, flauta, sax soprano, violoncelo, contrabaixo e instrumentos de percussão, como tablas, derbak, djembés, berimbau, alfaias, vibrafone, além de vários tipos de frame-drums.

ENCONTRO DE DANÇAS CIRCULARES – Até domingo (3), o Sesc Piracicaba promove atividades como apresentações e vivências com diferentes focalizadores (Paulo Murakata, Renata Carvalho Lima Ramos, Eliane Mizumoto, Sônia Lima, João Paulo, Guataçara Brasil e Lúcia Cordeiro Lima). Com estes, os participantes poderão trabalhar o desenvolvimento das capacidades físicas, ritmo, equilíbrio, lateralidade, habilidades motoras, noção espaço temporal – tanto para aqueles que já praticam e quanto para os iniciantes. O domingo terá, ainda, uma performance do Baque Caipira de Piracicaba e a oficina Passo a Passo: Crie, Circule e Dance!

Programação

Sexta-feira (1°, 19h30)
- Show A Hora do Horo - Cirandas de Lá pra Cá, do Grupo Mawaca.

Sábado (2)
- Vivência com os focalizadores Paulo Murakata (9h30), Renata Carvalho Lima Ramos (11h30), Eliane Mizumoto (14h30) e Sônia Lima (16h15)

Domingo (3)
- Vivência com os focalizadores João Paulo e Guataçara Brasil (9h30) e Lúcia Cordeiro (11h)
- Cortejo e ciranda com Maracatu Baque Caipira (12h30)
- Oficina Passo a Passo: Crie, Circule e Dance! (14h30)

Serviço

Abertura do Encontro de Danças Circulares do Sesc Piracicaba
Show da Mawaca
Quando: 1°/07 (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Informações: (19) 3437-9240
Grátis

Comentários

Postagens mais visitadas