Sublimação celebra dois anos nesta segunda com noite dedicada a Vinicius de Moraes


Completando dois anos de atividades, o projeto Sublimação – Arte e Psicanálise celebra com uma atividade especial. Em vez da tradicional análise de um filme, o assunto será a obra de Vinicius de Moraes. A programação acontece nesta segunda-feira (20), às 19h30, no Centro Cultural Martha Watts. A entrada é gratuita. Informações: sublimacaoap@gmail.com ou pelo telefone 3036-9077. 

Patrícia Olandini (Denis Ferreira/Divulgação)
O evento terá música ao vivo, com repertório repleto de composições do famoso poeta carioca. A performance fica por conta da dupla Violão com Batuque – Ramon Saci (voz, violão), Beto Oliveira (percussão) e a participação especial de Cláudio Martons Segala. A noite terá ainda sorteio de dois CDs e dois livros de Vinicius de Moraes.

Já a discussão será conduzida pelo psicólogo convidado Pedro Henrique Choairy Pinto. Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, ele se especializou em psicanálise e estudou por três anos na Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano de São Paulo. No Sublimação de logo mais, tratará do tema por três vieses: existencial, amor e infância. Para isso, escolheu as canções Eu Sei Que Vou te Amar, Aquarela, Sei Lá… A Vida Tem Sempre Razão, Berimbau e São Demais os Perigos Desta Vida. 

Em entrevista ao blog do Sublimação, o Pedro Henrique contou que queria analisar um fenômeno cultural – a poesia – sob a luz da teoria psicanalítica. A ideia era "estabelecer relações consistentes entre a produção poética e as formas de manifestação da neurose, uma vez que a teoria psicanalítica entende o processo de criação artística como fundamental na tentativa de propor uma saída eficaz a condição de mal-estar provenientes das relações com o outro".

O Sublimação é uma iniciativa coordenada pela psicóloga Patrícia Olandini. Normalmente os encontros são realizados no Ponto de Cultura Garapa – atualmente, a cada dois meses.

Serviço

Sublimação – Arte e Psicanálise
Show e discussão sobre a obra de Vinicius de Moraes
Quando: segunda-feira (20)
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Martha Watts
Endereço: rua Boa Morte, 1.257 - Centro
Grátis

Comentários

Postagens mais visitadas