Paulo de Tarso Porrelli lança novo livro de poesias nesta terça no Sesc Piracicaba


Marquinhos Ferreira/Divulgação

Por Naiara Lima

O Som da Pétala Ágata é o nome do segundo livro de poesias do jornalista piracicabano Paulo de Tarso Porrelli. A publicação tem lançamento agendado para esta terça-feira (7), às 20h, na Comedoria do Sesc Piracicaba. O evento contará com a presença do professor de língua portuguesa Pasquale Cipro Neto – que assina a apresentação da obra. A entrada é gratuita, já o livro custa R$ 25. 

"Paulo escreve versos pungentes como navalhas, que formam um impressionante mosaico da cada vez mais multifacetada realidade humana", diz Pasquale em seu texto. A infinidade das emoções compõe a poesia de Porrelli, atualmente presidente da Rádio Educativa FM. O autor conversou com o PiaparaCultural sobre seu novo título e seu trabalho como escritor.

Qual é a diferença entre este e o seu livro anterior, Nós de Nada?
Ambos são fruto da minha veia caipira-cosmopolita. Nós de Nada – Uma Belezura de Figura e de Palavreado, foi feito a quatro mãos, com o amigo e artista plástico Palmiro Romani. A obra traz mais poesias que O Som da Pétala Ágata. Já este cumpre também o papel de arte solidária, pois toda a renda da venda dos mil exemplares será destinada a obras assistenciais.

Como jornalista, o universo das palavras está muito presente na sua vida. Mas como você se despertou especificamente para a poesia?
Uma das brincadeiras do meu pai, Arcanjo Porrelli, com quem convivi até os meus quase 8 anos, era ler Monteiro Lobato para mim. Ele era professor de latim e língua portuguesa. Um infarto levou Arcanjo de nós no dia 2 de março de 1969, quando trabalhava como Assistente Social no Senai. Saudades do mestre!

Fale da escolha do nome O Som da Pétala Ágata?
Nasceu do olhar do repórter que sempre fui. Uma observação animista do cotidiano. Numa tarde de outono já quase invernal, eu estava passando pelo Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e no desfolhar de uma árvore, identifiquei uma pétala ágata. Aí pensei nos sinais do som daquele pedacinho de natureza caindo sobre a grama do parque, no meio da concretude metropolitana. Tantas belezas despercebidas neste planeta em caos. A civilização é mesmo tragicômica.

Você diz que o livro ergue-se dos "recônditos da concretude metropolitana como ode ao invisível". O que isso quer dizer?
As sutilezas e o essencial à vida não são táteis.

O que representa ter a apresentação do livro feita pelo professor Pasquele Cipro Neto e o prefácio de Ivan Amarl Guerrini?
É um presente de Deus! O Pasquale é o grande escudeiro mundial da nossa língua. E o Ivan, um físico quântico escrevendo sobre poesia. Então, está tudo em Ordem Divina, e sou eternamente grato por isso.

Em meio à rotina do dia a dia, onde encontra inspiração para escrever?
Pois é, Naiara, vivemos rotinas estafantes. Mas na correria de todos nós, penso que escrever é renascer a todo instante.

Quais os assuntos que mais te atraem?
Todos os que sejam positivos e que alimentem a minha alma. Música, artes plásticas, cinema, dança, comportamento, saúde... O pulsar da vida.

PUBLICAÇÃO – O Som da Pétala Ágata contém 90 poemas. O livro é lançamento editorial do MBM Escritório de Ideias, com curadoria de Bruno Fernandes Chamochumbi e projeto gráfico de Jeneli Wrasse Lorenz. A capa é de Carla Durante e as ilustrações, de Rafael de Souza Borges e Tayo Cunha. O exemplar custa R$ 25, e os recursos da venda no lançamento serão destinados à Avistar (Associação de Assistência aos Portadores de Necessidades Especiais – Visão).

Serviço

Lançamento do livro O Som da Pétala Ágata, de Paulo de Tarso Porrelli
Quando: 07/06 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Comedoria do Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Informações: (19) 3437-9240 (Sesc) ou (19) 3371-5944 (MBM Escritório de Ideias)

Comentários

Postagens mais visitadas