Protagonismo feminino é tema de espetáculo gratuito desta noite no Garapa

Henrique Inglez de Souza/PiaparaCultural

Por Henrique Inglez de Souza

Chega ao fim neste domingo (28) a ocupação artística do Nécessaire Coletivo Teatral no Ponto de Cultura Garapa. O evento derradeiro será a apresentação do espetáculo Mais Uma Vez Marias, às 20h. Ao longo do mês de agosto, Naiara Lima, Gláucia Santos, Mayra Kristina Camargo e Iolanda Carla, as atrizes que compõem o grupo, desenvolveram diversas atividades no local, iniciativa integrante do projeto Ocupe o Garapa. 

A agenda foi iniciada no último dia 13, com a abertura da exposição fotográfica Negro – Força e Fé, de Isabela Borghese (a qual poderá ser visitada até hoje). Desde então, houve a palestra Travessias e Identidades – África e Brasil, com Antônio de Paula Filogênio Júnior, a festa dançante Dance Raízes, com a DJ Paina, a peça infantil Pluft – O Fantasminha, da Cia. Pimenta, a oficina de turbante com a mãe Doné Oyacy, o bate-papo Belas, Recatadas e de Todo Lugar, que refletiu a violência contra a mulher nos dias atuais, e, no fim de semana de encerramento, a oficina O Sentido na Dança Afro, com Fabiano Maranhão, e o Sarau Culturupira, em parceria com a Casa do Hip Hop de Piracicaba.

Para este domingo, o público irá conferir a montagem Mais Uma Vez Marias, que ilustra a trajetória de Anita Garibaldi, Maria Bonita, Irmã Dulce e Maria da Penha, as quais marcaram a nossa história por conta de sua bravura. A peça também celebra duas datas: os seis anos do Nécessaire e os dez anos da Lei Maria da Penha. 

"Esse é o nosso primeiro espetáculo, feito ao longo de quatro anos. Passou por muitas fases até chegar ao formato que é hoje, uma apresentação simples, mas carregada de emoção e poesia", conta Naiara. "É, também, sobre a trajetória de qualquer pessoa que precisa tomar uma decisão, que precisa tomar os rumos da própria vida. Escolhemos essas mulheres porque, em comum, têm o nome de batismo, Maria, e percursos de luta e força."

Além da coincidência do nome, as peculiaridades nas biografias das homenageadas tiveram bastante relevância. "Cada uma escolheu seu próprio caminho – pela fé, pela luta, pela lei e pelo amor", continua a atriz. "Foram movidas por sentimentos de altruísmo e também egoístas. São distintas, como a maioria das mulheres, como a maioria das pessoas, mas suas trajetórias são inspiradoras e revelam que temos nosso destino em nossas mãos." 

Ao público, a diversão na noite deste domingo virá acompanhada de uma oportunidade para a reflexão, pessoal e conjunta. "As coisas talvez não sejam fáceis quando tomamos determinadas decisões, podemos até nos arrepender. Porém, nosso caminho depende muito mais da gente do que imaginamos. Vale a pena fazer o que se acredita!", finaliza Naiara.

Serviço

Espetáculo Mais Uma Vez Marias, com Nécessaire Coletivo Teatral
Quando: hoje
Horário: 20h
Local: Ponto de Cultura Garapa
Endereço: Rua Dom Pedro II, 1.313 – Alto
Grátis (a quem puder levar um produto de limpeza ou de higiene para contribuir com a manutenção do local, a casa também agradece)
Informações: (19) 3377-2001

Comentários

Postagens mais visitadas