Peça com poemas de Fernando Pessoa acontece nesta quarta do Sesc


Attilio Andrade/Divulgação

"Navegar é preciso, viver não é preciso", "todas as cartas de amor são ridículas", "hoje estou como se esse tivesse sido outro" – essas são algumas das frases de Fernando Pessoa e de seus heterônimos presentes em Partir, da Cia. Roma Produções. Interpretada pelo produtor e ator Romualdo Sarcedo, o Roma, a peça reúne 17 poemas (inteiros e trechos) do poeta português dentro de uma construção dramatúrgica poética sobre um homem que está na dúvida entre partir e ficar. A encenação acontece no teatro do Sesc nesta quarta-feira (3), às 14h, com entrada gratuita. 

Divulgação
No monólogo, os versos são interpretados por uma pessoa prestes a viajar. Arrumando sua mala e adiando o quanto pode a partida, o personagem relembra poemas de Fernando Pessoa. Os textos retratam o estado emocional em que ele se encontra, indo da euforia à decepção, pessimismo, temor do desconhecido e às angústias da busca de um sentido para a existência. Isso é costurado à lembrança desse homem, que, chegando a um momento limite em sua vida, vê-se mergulhado nesse turbilhão de emoções e na dúvida sobre seguir adiante.

Sarcedo contou em uma nota que o roteiro nasceu da vontade de trazer a poesia para a vida, já que, "muitas vezes, está esquecida nos livros em algum canto da velha estante". A proposta, então, é usá-la como centro de reflexão, de sensibilização e de contato humano. "Existe a necessidade de propor um momento de desaceleração, de um olhar mais apurado para dentro de nós mesmos e para a vida que nos rodeia; a necessidade de realizar um exercício cênico numa fusão de linguagens num momento intimista, buscando incessantemente preservar e elevar o humano que há em nós", completou.

Serviço

Espetáculo Partir, da Cia. Roma Produções
Quando: 03/08 (quarta-feira)
Horário: 14h
Local: Teatro do Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Grátis
Informações: (19) 3437-9292

Comentários

Postagens mais visitadas