Jussara Miller apresenta 'Corpo Sentado' e ministra oficina este sábado no Sesi

Leo Lin/Divulgação

O teatro do Sesi recebe neste sábado (6), às 20h, o espetáculo de dança contemporânea Corpo Sentado, com a bailarina Jussara Miller. Os ingressos, gratuitos, serão distribuídos uma hora antes da sessão. Mais sedo, a bailarina promove a oficina A Escuta do Corpo, das 14h às 16h, nos mesmos dia e local – também com entrada franca. 

Controle remoto, computador, telefone, escadas rolantes, são muitas as muletas tecnológicas. Ao perceber isso, a artista resolveu dar um grito de alarde. A montagem joga luz na maneira como a cultura contemporânea tende a silenciar os movimentos das pessoas. Ressalta a preocupação para com o modo de vida sedentário.

A primeira versão de Corpo Sentado surgiu há 10 anos, com o experimento prático da dissertação de mestrado de Jussara, no Instituto de Artes da Unicamp, e com a publicação de um livro. Em comemoração aos 15 anos do Salão do Movimento, espaço fundado pela bailarina em Campinas (SP), ela resgatou o espetáculo. Para tanto, contou com o apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural) e com a colaboração do diretor e dramaturgista ítalo-argentino Norberto Presta. 

"Por trabalhar com a consciência do movimento na dança, percebo a grande importância que é a escuta do corpo em prol da compreensão de nossa expressão", comentou Jussara em uma nota. "E isso não está ligado somente ao bailarino, mas a todo ser humano". Para ela, a remontagem reflete a cultura do não movimento sem oferecer um juízo. "Até parece que a melhoria de qualidade da vida vem com esse não movimento. Com isso, estamos cada vez mais nos ausentando, não mais escutando o outro e nos individualizando. Afinal, o 'corpo sentado' atual vem totalmente vestido de tecnologia."

OFICINA – A Escuta do Corpo é direcionada a bailarinos, atores e pessoas interessadas na pesquisa do movimento, a partir de 15 anos de idade. Não é preciso ter experiência anterior em dança. Durante o encontro prático de duas horas, será abordada a improvisação em dança com enfoque na escuta do corpo, contextualizando o corpo presente a partir do referencial somático com a prática da técnica Klauss Vianna.

Serviço

Espetáculo Corpo Sentado, com Jussara Miller
Quando: 06/08 (sábado)
Horário: 20h
Grátis – ingressos serão distribuídos uma hora antes da sessão
Classificação: 10 anos

Oficina A Escuta do Corpo
Quando: 06/08 (sábado)
Horário: das 14h às 16h
Grátis – serão oferecidas 20 vagas por ordem de inscrição pelo e-mail: contato@saladomovimento.art.br

Teatro do Sesi Piracicaba
Endereço: Av. Luiz Ralph Benati, 600 – Vila Industrial
Informações: (19) 3403-5900

Comentários

Postagens mais visitadas