Maria Sai da Lata vira exposição que abre nesta quarta no Prudente de Moraes

A personagem que dá nome à mostra, Maria Sai da Lata (Reprodução)

Por Naiara Lima

Cor, humor e cotidiano estão presentes nos trabalhos que a ilustradora Maria Luziano mostra em Maria Sai da Lata, uma paralela do 43º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A mostra reúne 50 obras e será aberta nesta quinta-feira (1°), às 19h30, no Museu Prudente de Moraes. O período expositivo segue até 8 de outubro, sempre com entrada gratuita. 

"Trata-se de um apanhado de ilustrações [digitais] feitas desde o início da minha carreira [cinco anos]. São trabalhos cheios de cores, inspirados em ícones da arte, cinema, música e cultura pop", relatou a artista ao PiaparaCultural. Há caricaturas da cantora Adele, da pintora Frida Kahlo, da personagem de Leonardo da Vinci, Mona Lisa, da ativista Malala e do músico David Bowie.

A exposição também inclui tirinhas cômicas de sua personagem, a qual dá nome ao evento, Maria Sai da Lata. Segundo a Maria real, ela surgiu como uma "forma de compartilhar fatos do cotidiano, coisas do universo feminino, desafios e conflitos. Tudo com muito alto-astral, mas com uma pitadinha de mau humor". O resultado positivo aparece nos mais de 18 mil seguidores que a personagem reuniu no Instagram (@mariasaidalata). 

Frida Kahlo (Reprodução)
Maria Sai da Lata tem página no Facebook, o que, na avaliação da artista, acabou sendo algo bem propício e simbólico para a mostra de modo geral. "Agora ela sai da frente do computador e apresenta a sua arte pela primeira vez em uma exposição individual", disse.

Questionada sobre aquilo que define sua abordagem, Maria Luziano, que vive em Piracicaba há 10 anos, acredita ser a sutileza das formas. "Porque são caricaturas, mas não são tão exageradas ou deformadas com expressões grotescas, como costuma ser uma caricatura."

SALÃO – Maria Sai da Lata é uma das diversas atividades paralelas que integram a programação do 43º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. O evento é promovido pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), por meio do Cedhu (Centro de Documentação do Humor Gráfico), e está no Armazém 14, do Parque Engenho Central. A programação completa pode ser conferida aqui.

No último sábado (27) aconteceu a abertura oficial do Salão, quando foram divulgados os vencedores dessa edição. A charge do cartunista iraniano Alireza Pakdel faturou o Grande Prêmio Troféu Zélio de Ouro, prêmio máximo. Os demais ganhadores foram: Ronaldo Cunha Dias, do Brasil (cartum), Nasrin Abdosheykhi, do Irã (caricatura), e Mohamad Ali Khoshkam, do Uzbequistão (tira/HQ). Nos temáticos, Rafael Corrêa, do Brasil (Prêmio Águas do Mirante), Shankar Pamarthy, da Índia (Prêmio Câmara de Vereadores), Norbert Van Yperzeele, da Bélgica (Prêmio Mobilidade) e Darko Drljevic, de Montenegro (Prêmio Saúde Unimed). O prêmio Alceu Marozzi Righeto ainda será escolhido, por júri popular.

Serviço

Exposição Maria Sai da Lata, de Maria Luziano
Pparalela do 43º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Visitação: hoje (abertura) a 8 de outubro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h
Horário: 19h30
Local: Museu Prudente de Moraes
Endereço: Rua Santo Antônio, 641 – Centro
Grátis
Informações: (19) 3422-3069 / (19) 3432-2148

Comentários

Postagens mais visitadas